Ação parlamentar envolverá centenas de lideranças do Sistema

Brasília, 18 de fevereiro de 2019.

 

 

"Últimos detalhes da ação parlamentar desta quinta (21) foram definidos em reunião no Confea"

 

 

 

Cerca de 500 lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua deverão participar da possivelmente maior ação parlamentar promovida pelo Federal e pelos Regionais, durante o segundo dia do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema, nesta quinta (21), a partir de 9h, no Congresso Nacional. Em pauta, o apoio a projetos em debate nas casas parlamentares, como a federalização do plenário do Confea, o fim do uso da modalidade pregão para a contratação de serviços de engenharia e o reconhecimento da carreira típica de Estado para engenheiros e engenheiros agrônomos. “Vamos fazer todos os esforços para que a nossa voz seja ouvida”, comentou o assessor parlamentar do Confea, Guilherme Cardozo.

A organização da ação, conduzida por ele desde a reunião do Colégio de Presidentes em Fortaleza, em dezembro último, deverá envolver os regionais em seus respectivos estados, abrangendo presidentes, coordenadores, conselheiros e lideranças da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas. Os últimos detalhes da logística da ação foram definidos durante reunião realizada no início da tarde desta segunda (18).

“Inclusive, alguns dos parlamentares a serem visitados, como os deputados federais Leônidas Cristino (PDT-CE), presidente da Frente Parlamentar Mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento, e Júlio Delgado (PSB-MG), relator da comissão externa que analisa as causas do desastre da barragem de Brumadinho, já confirmaram a participação na abertura do Encontro, que contará com as presenças de cerca de 20 parlamentares”, informou o assessor parlamentar.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Leônidas Cristino é um dos 26 deputados engenheiros da Câmara. No Senado, há oito parlamentares engenheiros. “Todos os demais parlamentares engenheiros também serão visitados pelos regionais. Conforme as informações repassadas pelos Regionais, a expectativa é de que cerca de 80 parlamentares sejam visitados. Cada Crea vai para os gabinetes dos seus respectivos estados. Mediante os últimos acontecimentos, acreditamos que o interesse pela busca de melhorias para o desenvolvimento do país facilite a nossa receptividade”, informa Guilherme Cardozo.

Agenda Legislativa e logística

Durante a ação parlamentar, os representantes e demais lideranças participantes receberão, em primeira mão, a Agenda Legislativa do Sistema Confea/Crea e Mútua, reunindo 12 projetos de lei prioritários para a ação ao longo de 2019 e ainda informações sobre o funcionamento do Congresso e a tramitação de projetos nas duas casas parlamentares. “Temos informações sobre o arquivamento e o desarquivamento de projetos, medidas provisórias e outros aspectos do processo legislativo, o que pode contribuir muito para que as lideranças possam atuar de maneira ainda mais eficiente ao longo dos seus mandatos, em favor de uma ação parlamentar permanente”, descreve Guilherme.

 

"Guilherme Cardozo ao lado do chefe de gabinete Luiz Antônio Rossafa e entre a gerente regional do Nordeste, Cristiane Justino, e os gerentes regionais do Norte, Afonso Bernardes, e do Centro-Oeste, Airton Viana: logística"

 


O assessor ressalta que a ação é o único ponto da programação oficial do Encontro de Líderes, na manhã desta quinta. “Todas as lideranças que desejarem participar da ação irão por sua própria conta ao Congresso, não necessitando passar pelo local do Encontro”.  A logística da ação parlamentar foi definida em uma reunião que contou com o chefe de gabinete Luiz Antônio Rossafa e com os responsáveis pelo apoio logístico da ação: os gerentes regionais  Cristiane Justino (Nordeste), Afonso Bernardes (Norte), Airton Viana (Centro-Oeste), Renato Lisboa de Oliveira (Sul e Sudeste), além dos assessores Luiz Roberto Sega, Renato Muzzolon, Marcos Teixeira, Eiji Yamasaki e Alexandre Borsato e do analista Roldão Lima Júnior, que auxiliarão os gerentes regionais durante a ação. O assessor da presidência do Confea Flávio Bolzan também integrará o grupo de apoio logístico à açào.

O acesso ao Congresso Nacional será dividido pelos cinco grupos regionais em entradas diferentes do Congresso, a exemplo do grupo liderado pelo presidente Joel Krüger e pelo chefe de gabinete, Luiz Antônio Rossafa, e que contará ainda com conselheiros federais e convidados, que acessarão o Congresso pelo Senado, a exemplo das lideranças da região Nordeste. A região Norte terá acesso pelo Anexo 4.  A Centro-Oeste, pelo Anexo 3. A Sudeste, pela Chapelaria, enquanto a região Sul acessará o Congresso pelo Anexo II. “Algumas regiões devem envolver mais de 100 profissionais, por isso será preciso que façamos depois a divisão por estados, naturalmente. Essa divisão é apenas para facilitar o acesso e evitar transtornos no horário marcado para o início da atividade”, esclarece Cardozo.


Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

 

 

 

 

Leia Mais:

8º Encontro de Líderes marca abertura da agenda do Sistema Confea/Crea

Lideranças estaduais do Sistema vão reforçar ação parlamentar no Congresso Nacional