“Agronomia Sustentável” será o tema de série do Canal Rural

Entrevista do presidente Joel Krüger com a âncora Pryscilla Paiva marcará o início da série que apresentará ao país a amplitude da atuação do engenheiro agrônomo e sua relação com outros profissionais do Sistema

Brasília, 10 de março de 2021.

Apresentar ao país a importância da relação entre a Agronomia e outras engenharias para o desenvolvimento do campo e das cidades. Segundo o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, esse será o principal objetivo da série “Agronomia Sustentável”, que irá ao ar aos sábados, no Canal Rural, a partir do dia 20 de março. Na ocasião, Joel apresentará o projeto, ao ser entrevistado pela âncora do Canal, jornalista Pryscilla Paiva. Presente nas parabólicas e nas principais operadoras de TV a cabo, o Canal Rural atinge 40 milhões de domicílios em todo o país.

“A capilaridade da atuação dos engenheiros agrônomos é muito conhecida por todos os profissionais, envolvendo muito mais do que a sua formação multiprofissional, capacitada, a uma diversidade de atividades que contribuem diretamente para o permanente crescimento do setor agropecuário. Quando falamos em Agronomia, estamos nos referindo também à sua relação com outras profissões regulamentadas pelo Sistema, como a engenharia agrícola, engenharia florestal, engenharia de pesca, engenharia de aquicultura, engenharia de agrimensura, engenharia química, engenharia mecânica, engenharia industrial, engenharia civil, geociências. É o que move os nossos recordes de produtividade e uma produção agrícola que tem estimativa de crescimento de 10,1% do Valor Bruto da Produção Agropecuária, em relação ao ano passado. Algo na ordem de 940 bilhões de dólares”, comentou o presidente do Confea.

Segundo Joel, a série vai procurar demonstrar ao grande público que esses profissionais também estão presentes no dia a dia urbano, alcançando aspectos relacionados à atuação de agentes públicos e privados, de agentes financeiros, na captação de água, na segurança e no abastecimento alimentar, na drenagem e destinação de resíduos, na mobilidade urbana, garantindo a fiscalização e a gestão sustentável das cadeias produtivas. “Vamos mostrar um pouco de tudo isso em nossas diversidades regionais, com a participação dos profissionais e lideranças da área e a intermediação dos Creas”, diz Joel, chamando a atenção para o alcance da série, que envolverá a comunidade agronômica de 15 capitais, em todas as regiões.

Alcance e parceria
O alcance da iniciativa também está relacionado à importância do Canal Rural para o segmento. Giovani Ferreira, diretor de conteúdo do Canal Rural, destaca esse papel. “Temos uma missão de caminhar ao lado do agronegócio, discutir o futuro do setor, que passa pelo exercício profissional da Agronomia, que é o grande protagonista do agronegócio brasileiro. Nesse sentido, essa parceria contribui para a gente cumprir a nossa missão, relacionada à nossa responsabilidade social enquanto plataforma de comunicação a serviço do agronegócio e do exercício profissional”, diz.

Em parceria com profissionais e lideranças regionais, público terá acesso a um conjunto de informações sobre a abrangência de atividades relacionadas à Agronomia

Giovani frisa que o profissional da Agronomia está sempre presente no dia a dia do Canal. “Já somos parceiros desde o início das nossas atividades, há mais de 20 anos.  Em permanente diálogo com outras profissões da engenharia e da área tecnológica, o engenheiro agrônomo é uma das nossas principais fontes de informação. O que estamos fazendo agora é qualificar melhor essa relação com uma das principais fontes do setor, que é o engenheiro agrônomo por meio da nossa multiplataforma de comunicação, cujo sinal chega a 40 milhões de domicílios, via parabólica, via cabo e via operadoras. Atingimos mais da metade da população, em potencial”, comenta.

O diretor de conteúdo do Canal Rural considera ainda que, ao tratar sobre segurança alimentar, abastecimento, sustentabilidade, a série “Agronomia Sustentável” envolve ainda a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), “que tem perto de cinco mil engenheiros agrônomos em todo o país” e promoverá uma interação com outras engenharias. “A agroindústria envolve tecnologia, presente na engenharia mecânica, engenharia civil e outras modalidades. A agronomia é transversal”, diz. 

Com 15 minutos de duração, os 10 programas promoverão, segundo ele, “uma grande operação de campo, em parceria com os Creas, as câmaras de Agronomia, ressaltando a capilaridade da atuação junto a outras engenharias e trazendo a inteligência do Sistema Confea/Crea para essa operação”. A visão do produtor é similar à do presidente em relação aos objetivos da série. “Tradicionalmente, a Agronomia é conhecida na porteira da produção agrícola. Nesses 10 capítulos, vamos mostrar como a Agronomia também está presente no meio urbano, aproximando a categoria do consumidor, da sociedade organizada, e mostrando como ela depende da atuação com outras engenharias”, acrescenta Ferreira.

Serviço:
“Agronomia Sustentável” – Série produzida pelo Canal Rural, numa parceria entre o Confea e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Todos os sábados, às 9h, a partir do dia 20 de março.

 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea