Aprovado calendário eleitoral de 2006

Brasília, 27 de abril de 2006

A sessão plenária 1.333 aprovou hoje, 27, o calendário eleitoral proposto pela Comissão Eleitoral Federal (CEF) para a eleição dos membros da Diretoria Executiva da Mútua; de conselheiro federal e seu suplente, representante das instituições de ensino superior de agronomia; e de seis conselheiros federais e respectivos suplentes, representantes dos grupos profissionais, a serem realizadas em 2006.
 
Conforme o calendário, dois membros da diretoria da Mútua serão eleitos em 17 de agosto, em Maceió (AL), durante a reunião do Colégio de Presidentes. Outros três membros serão eleitos em 19 de agosto, pelo plenário do Confea. O Plenário também escolherá o diretor-presidente da Mútua, entre os cinco eleitos, todos com mandato de 25 de agosto de 2006 a 24 de agosto de 2009.
 
O conselheiro representante das instituições de ensino superior de agronomia e seu suplente serão eleitos em 23 de outubro, em Manaus (AM), durante a reunião anual da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (Abeas). Já os conselheiros representantes dos grupos profissionais serão eleitos em 21 de novembro.
 
O calendário aprovado pelo plenário estabelece a data de 1° de junho para que a CEF publique o edital de convocação eleitoral.
 
Campanha – Com o objetivo de garantir um processo eleitoral ainda mais transparente no Sistema Confea/Crea/Mútua, o plenário aprovou, ainda, a proposta da CEF de regulamentação para a propaganda e campanha eleitoral no Sistema. Entre outras normas, o regulamento exige a previsão orçamentária de gastos com a propaganda e campanha eleitoral no ato do registro de candidatura ou chapa e exige que sejam especificadas, no prazo estabelecido no calendário eleitoral, informações como as fontes de arrecadação e os pagamentos efetuados.
 
Por Mariana Zanatta
Da Equipe da Acom