Associações de engenheiros civis do mundo avançam na equidade de gênero

Brasília, 14 de março de 2023.

Lideranças do Sistema Confea/Crea participaram da 14ª Reunião do Conselho das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana (CECPC), em Havana (Cuba), nos dias 8 e 9 de março.

Joel Krüger, presidente do Confea e também do CECPC, coordenou sessão que contou com a presença dos conselheiros federais Daltro de Deus e Neemias Barbosa, do presidente do Crea-AP, Edson Kuwahara, além de representantes da Argentina, Angola, Brasil, Costa Rica, Cuba, Espanha, Moçambique e Portugal.

Presidente do Confea e do CECPC, Joel Krüger coordenou sessão do 14º Encontro em Havana (Cuba)

Em meio a diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Krüger apresentou detalhes do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea. O destaque do encontro ficou por conta da aprovação da constituição de grupo de trabalho com o foco no exercício profissional das mulheres na Engenharia Civil, o qual será coordenado pelo Brasil.

Outro item aprovado por unanimidade foi a Declaração de Havana, cujo tema é “Mulheres e Engenharia sempre presentes”. De acordo com o presidente Krüger, “o documento ressalta a relevância do engajamento das ordens e conselhos de Engenharia Civil dos países de língua portuguesa no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da Organização das Nações Unidas”.

Krüger, ao lado do bastonário de Portugal, Fernando Almeida (dir.)

Além da igualdade e equidade de gênero, a pauta da 14ª edição do encontro abrangeu a mobilidade e o reconhecimento dos engenheiros civis; integração com outras organizações internacionais, para atingir mais visibilidade e reconhecimento da profissão; e reforço das relações entre os países de língua portuguesa e castelhana no âmbito da Engenharia Civil. Na oportunidade, foram incorporadas alterações do Estatuto para melhoria dos resultados efetivos e da capacidade de execução, bem como foi reforçada a importância da Engenharia Civil no desenvolvimento da sociedade, crescimento econômico, social e sustentável.

Equipe de Comunicação do Confea