Belchior de Oliveira Rocha

Estudioso é uma boa definição para Belchior de Oliveira Rocha, 65 anos. Nascido em um município com pouco mais de 12 mil habitantes, a 50 km de Natal (RN), onde foi alfabetizado pela irmã mais velha, Maria Vilma, professora da escola Isolada Castro Alves, fundada pela avó paterna, Águida Soares da Rocha, Belchior traz a educação em sua memória genética.

Belchior de Oliveira Rocha

De Taipu mudou-se para Poço Branco, município vizinho, buscando uma vaga para o ginásio. Aprovado, o rumo seguinte foi Natal, a capital do estado, onde contou com a ajuda de parentes, hora morando na casa de um tio, hora na de outro.  Formado no ensino médio,  começou a trabalhar no comércio para se sustentar e, pelos idos de 1976, levou a mãe, dona Luiza Alves de Oliveira Rocha, hoje com 90 anos,  para morar com ele. O pai, Samuel Soares da Rocha, já havia falecido, deixando viúva e nove filhos.  

“Sempre busquei o conhecimento, tendo como meta alterar a realidade da minha família, de origem pobre. E grande. Naquela época, não havia Bolsa Família e os filhos ajudavam no roçado, no plantio, na colheita”.

“Eu me formei em 1977 e fui o laureado da turma”, lembra, ao contar sobre sua trajetória: “com todas as dificuldades, quando se valoriza a educação, as dificuldades são desafios a serem ultrapassados”, ensina Belchior, que acredita ter se tornado professor “por inspiração e exemplo de minha avó, tias e irmãs”.

“Como professor, o conhecimento é um instrumento de trabalho”, confessa ao admitir que sua profissão é “uma confissão de fé. Lecionei  durante 42 anos, tendo, em média 100 alunos por ano e pude contribuir com a formação de mais de 4 mil alunos”.

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – ver Trajetória Profissional – Belchior foi eleito e reeleito reitor do IFRN em 2008 e 2012, sendo responsável pela expansão da Instituição, construindo e implantando a reitoria e os 16 novos campi e, com isso, expandindo a presença do instituto a todas as regiões do Rio Grande do Norte. Nesse período, o IFRN passou de 7 mil para mais de 30 mil alunos nos níveis técnico e superior, com diversas modalidades do ensino profissional, com uma oferta de cursos que vai de Formação Inicial e Continuada (FIC), à pós-graduação e doutorado, passando por cursos de tecnologia e engenharia, além de mestrados. 

Casado há 35 anos com Zélia Maria da Silva Rocha, também engenheira eletricista, com quem tem dois filhos, Luciana e Matheus, e um neto, Ian, Belchior é reconhecido como uma pessoa “visionária” que deixa “seu nome escrito na história da educação brasileira”. 

Trajetória profissional

Estagiário de Engenharia no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe (1980); Professor de Ciências, Física e Matemática na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (1977-1982); Técnico em Eletrônica do Inpe (1981-1983); Funcionário do Banco do Brasil, atuando na implantação do sistema de automação bancária no Centro de Processamento de Dados e Comunicação – Cesec e no Departamento de Engenharia – Depin, onde elaborou e supervisionou projetos de instalações elétricas de agências e prédios da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB (1983-1999); Professor da então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte – ETFRN, hoje Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN (1982-2019), lecionando disciplinas de Eletrônica Digital, Eletrônica de Potência, Eletricidade Básica, Máquinas Elétricas e Transformadores, Controle de Processos Industriais e Medidas Elétricas. Em cursos técnicos, ensinou Eletrotécnica e Eletromecânica; em cursos superiores, Automação Industrial e Materiais. Paralelamente, desenvolveu atividades de gestão como Coordenador de Ensino a Distância e Multimídia (1999-2000), Gerente Educacional da área de Indústria (2000-2002), Coordenador Geral de Ensino (2004-2005), Diretor de Ensino (2005-2007), Diretor-Geral (2008-2009), Reitor do IFRN (2009-2016); Na condição de reitor do IFRN, presidiu o Conselho Nacional de Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif, em 2015; Atualmente, é Assessor de Suporte Organizacional na Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN – Funcern.