Carta aos Candidatos com propostas da Engenharia é destacada em Sessão do Crea-SE

Presidente Jorge Silveira apresenta aos conselheiros Carta aos Candidatos 2022

Carta aberta aos candidatos políticos 2022 lançada pelo Confea no dia 14 deste mês foi um dos assuntos em pauta na Sessão Plenária do Crea-SE realizada nesta segunda-feira (19) na sede do Conselho. O documento fundamentado em subsídios técnicos traz propostas da Engenharia, Agronomia e Geociências para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do país, tendo como parâmetro os pilares infraestrutura, inovação tecnológica e atuação profissional, em consonância com os eixos temáticos do 11º Congresso Nacional de Profissionais.

CONFIRA AQUI MAIS FOTOS DA SESSÃO

Sessão Plenária do Crea-SE reúne conselheiros e convidados na sede do Conselho

A Carta tem como destinatários, os candidatos à Presidência da República, ao Governo, Senado, além de deputados federais e deputados estaduais. “É um documento que reafirma o compromisso do Sistema com o país e com a sociedade”, ressalta o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira. A Carta foi disponibilizada aos conselheiros que analisaram e aprovaram as propostas pontuadas. “Vamos apresentar a Carta aos candidatos que estão em disputa eleitoral em nosso Estado”, afirma Silveira.

A Sessão Plenária contou com a presença do Superintendente do Confea, Osmar Barros. Nesta terça-feira, o Superintendente participa do lançamento do Fórum de Ensino Superior do Crea-SE. Na ocasião vai ministrar palestra sobre “Atribuição profissional e a implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)  para os cursos de graduação em Engenharia e Tecnológico”.Também participaram da reunião a conselheira federal, Michele Costa Ramos e os conselheiros federais José Miguel Lima e Gilson Queiroz Filho.

Secretário de Infraestrutura de Aracaju, Sérgio Ferrari

A Sessão também recebeu um convidado especial, o secretário de Infraestrutura de Aracaju e presidente da Empresa Municipal de Urbanização, Sérgio Ferreira que apresentou um panorama das obras na capital sergipana.Em sua explanação, o Secretário destacou que no período de 2017 até o momento, 97 obras foram concluídas na cidade e que outras 38 estão em fase de execução, a exemplo da ponte Juscelino Kubitscheck, situada sobre o Rio Poxim, no bairro Farolândia. O Secretário também ressaltou a importância da Engenharia para o desenvolvimento da cidade, do estado e do país e parabenizou o presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira pela atuação do Conselho em defesa da valorização do profissional.

“Sou grato pelo convite em participar da Sessão Plenária e pela oportunidade de reencontrar colegas de profissão. Por nove anos fui conselheiro do Crea e por um ano atuei como conselheiro federal, em Brasília. Foi uma experiência gratificante e produtiva”, disse o Secretário. O presidente Jorge Silveira agradeceu a presença do Secretário e sua contribuição para a engenharia sergipana.

Ética Profissional

A Sessão também foi marcada pela posse da engenheira ambiental, Vitória Caroline Oliveira Souza como conselheira titular do Crea-SE. O diretor geral da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea), Ronald Donald também participou da Sessão com informes sobre a Soea e os convênios como Crea-SE, entre eles, o que prevê a realização de cursos de capacitação aos profissionais de engenharia que fazem parte do quadro funcional das prefeituras do Estado.

 Ao encerrar os trabalhos, o presidente Jorge Silveira convidou conselheiros e profissionais para participarem da palestra sobre ‘Etica Profissional’ que será realizada nesta terça-feira na sede do Conselho. O tema será ministrado pelo Procurador Jurídico do Confea, Igor Tadeu Garcia.

Texto e fotos: Iris Valéria de Azevedo- Ascom/Crea-SE