CCEEF discute manejo florestal e diretriz curricular

Brasília, 25 de novembro de 2020.

De hoje até sexta-feira (27), os coordenadores de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal dos Creas (CCEEF) participam da 4ª Reunião Ordinária deste ano.

Com participantes em Brasília e também por videochamada, a agenda é coordenada presencialmente pelo titular do fórum, o eng. ftal. Guilherme Reisdorfer (Crea-RS), que tem boas expectativas acerca do andamento dos trabalhos. “Embora tenhamos conseguido vencer muitos assuntos nas reuniões virtuais anteriores, vemos que a reunião presencial é mais dinâmica e, por isso, vamos conseguir vencer diversos assuntos do nosso plano de trabalho”, afirma o coordenador, que tem apoio do adjunto. “Iremos cumprir nosso planejamento e a responsabilidade que assumimos”, reforça o eng. ftal. Benedito de Almeida (Crea-MT), que participa virtualmente do encontro.

Reunião presencial é realizada com medidas de segurança em relação à covid-19, como distanciamento, uso de máscara, de álcool em gel e higienização de equipamentos

 

Mais fotos

Ao marcar presença na abertura da reunião, na manhã desta quarta-feira (25), o presidente do Confea motivou os participantes a construírem ações em conjunto. “Temos vários temas estratégicos, como a valorização do exercício profissional, a exploração de atividade econômica e a preservação das florestas. É fundamental enaltecer essa pauta proativa, considerando que não apenas os profissionais da Região Norte, mas de todo o Brasil precisam exercer as atividades com autonomia técnica”, ressaltou o eng. civ. Joel Krüger, lembrando que as ações reativas, como judicializações e defesa do exercício profissional, já vêm sendo adotadas pela Procuradoria Jurídica do Conselho Federal.

Presidente do Confea convocou os coordenadores a elaborarem ações estratégicas de valorização do exercício profissional

 

Krüger também abordou outros temas, como a não realização do Encontro de Líderes em 2021, em função da pandemia; a suspenção da realização da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia; campanhas de comunicação voltadas para a valorização da profissão; e respondeu perguntas dos coordenadores.

Presidente do Confea cumprimentou as engenheiras florestais, lembrando que este 25 de novembro é o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher e que o Confea adota ações em prol da equidade de gênero

 

Manejo florestal e diretrizes curriculares
Entre os temas desta 4ª reunião, destaque para o debate sobre conhecimentos mínimos necessários para atuação nas áreas de manejo e ordenamento florestal, como ressalta o coordenador da CCEEF. “É um assunto que discutimos há muito tempo e que é de muita importância para nós. Por ser complexo, denota conhecimento em uma série de temas que, às vezes, não são de conhecimento de profissionais que querem atuar nessa área”, alerta.

Coordenador da CCEEF, eng. ftal. Guilherme Reisdorfer (Crea-RS)

Diretrizes curriculares da engenharia florestal serão outro ponto alto da reunião, adianta Guilherme. “Há uma proposta que foi apresentada em 2018, mas devido à constante evolução da ciência e das áreas do conhecimento, é necessário discutirmos novamente as diretrizes curriculares”, explica.

Até sexta-feira, os representantes dos Creas irão elaborar propostas sobre cada um dos temas analisados. Fiscalização e registro de pessoa jurídica são outros tópicos da pauta.

Conselheiro federal, eng. ftal. Ricardo Ludke, acompanha a reunião e esteve presente durante o pronunciamento do presidente Joel Krüger, que elogiou bastante o trabalho por ele desenvolvido em prol das profissões

 

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: André Almeida/Confea