Centro Universitário Senai Cimatec

Fundação: 2002
Localização: Salvador (BA)
Indicação: Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA)


Em apenas 17 anos de existência, o Centro Universitário Senai Cimatec alcançou relevância nacional e reconhecimento internacional. Essa condição é fruto de um arranjo peculiar, por reunir em um único campus um dos mais robustos centros tecnológicos do país, um centro universitário de referência e escola técnica, que operam de forma integrada em uma área com mais de 35 mil m² construídos.

Com um ambiente universitário diferenciado, o Centro Universitário Senai Cimatec propicia aos seus alunos a oportunidade de integrar os trabalhos acadêmicos aos projetos de pesquisa desenvolvidos no Centro Tecnológico. O Centro Universitário atua de forma direta na formação de profissionais com múltiplas competências, graças à oportunidade de antecipar a vivência de mercado ainda na graduação, por meio dos projetos de inovação. O Centro Universitário Senai Cimatec foi reconhecido seis vezes nos últimos sete anos como melhor instituição de ensino superior em Engenharia do Norte e Nordeste, entre faculdades, centros universitários e universidades públicas e privadas. Com nove cursos de Engenharia – Computação, Controle e Automação, Elétrica, Mecânica, Materiais, Produção, Química, Civil e Automotiva (melhor do Brasil, segundo avaliação do Ministério da Educação) – todos avaliados com conceito 4 ou 5, com excelência e foco na indústria. Além da graduação, o Centro Universitário oferta também 20 cursos de Pós-graduação (MBA, MBI e Especialização), três cursos de mestrados e dois cursos de doutorado, avaliados com conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Infraestrutura

Com infraestrutura diferenciada, inclui 56 laboratórios e 33 áreas de competência alinhadas às demandas da indústria, bem como incubadoras de base tecnológica (40 startups por ano), projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, graças à uma carteira com mais de 80 projetos de empresas. Tudo isso cria um ambiente acadêmico estimulante. 

Além de moderna infraestrutura, a instituição reúne 91 professores com titulação de mestrado e 36 doutores. Esse corpo docente entrega ao mercado profissionais altamente qualificados. Em apenas sete anos formou 221 mestres e doutores.

Reconhecido no Brasil e no mundo como um dos grandes Centros de Tecnologia e Inovação, o Senai Cimatec vem ultrapassando sempre a fronteira do conhecimento, com projetos tecnológicos que impulsionam a competitividade das empresas. 

 

Centro Tecnológico

Para promover o desenvolvimento da indústria, o Senai Cimatec atua diretamente na integração dos processos de pesquisa e inovação do Centro Tecnológico às pesquisas científicas e acadêmicas do Centro Universitário. Além disso, a instituição conta com uma vasta experiência na execução de projetos de diversas grandezas e complexidades, se destacando na realização de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em parcerias com empresas e instituições nacionais e internacionais, somando mais de R$ 300 milhões de recursos de projetos e elevados indicadores de propriedade intelectual, com mais de 90 ativos de patentes.

Os projetos de PD&I executados no Cimatec são administrados pelo PMO – Project Management Office (Escritório de Gestão de Projetos) e contam com uma avançada engenharia financeira, com acesso facilitado a diversos programas de financiamento e modalidades de subvenção econômica para projetos de PD&I.

O Senai Cimatec é também um dos principais desenvolvedores de projetos em cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), desde a operação piloto, em 2011, e já foi reconhecido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) como a melhor Instituição de Pesquisa e Inovação Tecnológica do Nordeste. Além disso, outras fontes de financiamento para PD&I, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Lei de Informática, Sebraetec e o Edital Senai Sesi de Inovação, são prospectadas e identificadas, com a intermediação e assessoria da instituição.

 

Inovação

O Senai Cimatec conta com infraestrutura de ponta, que utiliza tecnologia avançada e equipamentos modernos, como os laboratórios de Manufatura Avançada com Segurança Cibernética Industrial, Dinamômetro de Motores, Compatibilidade Eletromagnética, Mecânica de Precisão, Conformação e União de Materiais, Materiais Poliméricos, Centro de Referência em Logística, Planta Piloto de Montagem de Placas Eletrônicas e muitos outros que compõem a atmosfera de vanguarda do campus.

O Senai Cimatec incorpora à sua estrutura o Centro de Supercomputação para Inovação Industrial (onde operam os supercomputadores Omolu), montado em parceria com a Fiocruz para processamento de dados de pesquisas na saúde pública; o Cimatec Yemoja, segundo supercomputador mais potente da América Latina; e o Cimatec Ògún, que realiza simulações e modelagens computacionais essenciais para garantir processos de inovação na indústria. Na estrutura do campus, também está instalado o Instituto Brasileiro de Robótica –, com projetos de ponta em parcerias com institutos internacionais, como o DFKI (Centro Alemão de Pesquisa em Inteligência Artificial).

Por sua significativa contribuição para o desenvolvimento não só da Bahia, mas do Brasil como um todo, o Centro Universitário Senai Cimatec recebe a mais alta honraria do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Texto encaminhado pela Assessoria do Centro Universitário Senai Cimatec