Colégio de Presidentes propõe carteira profissional digital

Brasília, 3 de setembro de 2021.

Duas propostas relativas à carteira profissional foram aprovadas na manhã desta sexta-feira (3/9) durante a 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Uma delas trata de viabilizar a carteira digital, enquanto a outra sugere incluir no documento informações sobre cursos de pós-graduação realizados pelo profissional. Os textos tramitarão pelas comissões do Confea para posterior apreciação do Plenário.


Antes das votações, os presidentes dos Creas assistiram a apresentações dos gerentes do Confea de Tecnologia da Informação, Rodrigo Borges, e de Planejamento e Gestão, Edson Mello. Em sua exposição, Borges traçou um panorama sobre como andam os trabalhos do Grupo de Estudo Técnico de Tecnologia da Informação (Getti), que reúne os gerentes de TI de sete Creas, do Confea da Mútua. 

Após levantamento dos sistemas e base de dados utilizados nos regionais, o Grupo apresentou estratégia técnica/operacional para a implementação de sistema corporativo nacional integrado. “Há necessidade de estudar os normativos do Sistema, entender os módulos finalísticos e compreender os sistemas e as regras. Esclarecida toda a parte negocial, o desenvolvimento é facilitado”, pontuou Borges, antes de explicar por que o Getti não recomenda contratar sistemas de empresas externas, utilizar sistemas corporativos dos Creas ou adotar o barramento de integração de serviços.

O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, agradeceu a apresentação e reiterou a necessidade de o sistema adequar sua legislação. “Não adiantar ter um sistema único nacional e não ter, por exemplo, uma tabela de obras e serviços definida”, pontuou. Rocha elogiou, ainda, o fato de alguns Creas terem adequado seus websites ao padrão visual digital orientado pelo Confea e parabenizou o trabalho do Getti. “Foi uma apresentação madura, sem prometer algo que não dá para fazer”. 

Rodrigo Borges, gerente de TI do Confea

O gerente de TI do Confea encerrou apresentação mencionando outras três frentes de trabalho da gerência que impactarão nos Creas: aquisição de impressoras e laminadoras para os Regionais; solução de armazenamento de dados em nuvem; e solução de segurança integrada. 

Em seguida, foi a vez de o gerente de Planejamento e Gestão do Confea, Edson Mello, informar sobre os produtos sob sua responsabilidade, entre eles o Plano Institucional do Confea 2021-2023 (PIC), a gestão orçamentária do Sistema Confea/Crea e o Planejamento Integrado da Fiscalização. “A ideia desse projeto é revisitarmos as ações estruturantes do  Sistema, como o Planejamento Plurianual, a Cadeia de Valor e Modelo de Negócios e a Transformação Digital do Sistema. É um projeto gigante, são assuntos bem complexos e, por isso, estamos estudando a possibilidade de contratação de apoio externo”.

Progressão da Anuidade para recém-formado 

Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho

O CP ainda aprovou a proposta de Progressão da Anuidade para o recém-formado. A proposta foi apresentada pelo presidente do Crea-PI, eng. agr. Ulisses Filho, durante a 4ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste, que ocorreu no dia 20/08, e foi apresentada e aprovada, nesta sexta-feira (03/09), na 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes, em Fortaleza (CE).

A Progressão da Anuidade para os recém-formados possibilita o desconto decrescente por cinco anos, com o desconto no primeiro ano de 90%, atingindo 20% no quinto ano de formado. O presidente Ulisses Filho ressalta a felicidade desta importante conquista para a classe. “É muito gratificante a compreensão do Colégio de Presidentes sobre a necessidade de olharmos para o recém-formado, que tem dificuldades em pagar a anuidade. Com essa proposta, permitimos a inclusão deste jovem engenheiro no Sistema, garantindo a permanência no Crea, fortalecendo a relação entre o Conselho e o profissional. Portanto, é uma vitória de todos”, afirmou. A proposta segue para apreciação do Plenário do Confea. 
 

Encontros Regionais

No período da tarde, os presidentes aprovaram o encaminhamento ao Grupo de Trabalho para uniformização de procedimentos para possibilitar o cancelamento de registro de pessoa jurídica baixada na Receita Federal do Brasil e/ou Registro de Pessoa Jurídica, a ser incluídos na Resolução 1.121/2019. Outra proposta apresentada pela representante do Fórum Creas Centro-Oeste, eng. civ. Fátima Có (Crea-DF), refere-se à alteração da Resolução nº 1.012/2005, prevendo a existência facultativa de encontros regionais – Fóruns Regionais dos Creas. “A ideia é formalizar os encontros regionais que antecedem o CP”, explicou Fátima Có. 

Indicado pelo Crea Nordeste, o presidente do Crea-SE, eng. civ. Jorge Silveira, foi eleito para compor o Comitê Gestor do Prodesu no lugar do falecido Carlos Aragão. 

A próxima reunião do Colégio de Presidentes será na Bahia, de 06 a 08 de outubro. 

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Beatriz Craveiro e Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Henrique do Vale/Confea