Colégio de Presidentes: “Um projeto para o Brasil” marca abertura do 2º dia da reunião

Brasília,  1º de dezembro de 2020.

A apresentação de “Um projeto para o Brasil”, feita pelo engenheiro civil João Joaquim Guimarães Recena, ligado ao Crea-PE, abriu os trabalhos do segundo dia da 6ª reunião do Colégio de Presidentes de Crea, na manhã de terça-feira (1º/12).

De Recife, Recena falou para os participantes da reunião realizada a partir de Brasília, e transmitida por videoconferência para permitir a participação dos que não puderam estar presentes, prática que vem se disseminando em tempos de pandemia.

Os princípios norteadores foram o destaque dado por Recena para falar dos quatro pontos que baseiam o projeto que propõe que os Creas debatam em nível nacional e cheguem a um consenso sobre: 1 - Garantia da soberania nacional: do que é nosso, nos prepararemos para cuidar nós mesmos; 2 - Construção democrática: decidiremos nosso destino pelo voto popular, pela participação cidadã, respeitando a Constituição; 3 - Opção pela sociedade solidária: nosso dever como concidadãos é construir um país bom para todos; e 4-  Compromisso com a sustentabilidade econômica e ambiental: temos como meta a prosperidade conciliada à preservação do meio ambiente.

Na sequência, ainda pela manhã, os presidentes de Creas debateram sobre o conteúdo de propostas que seguem para o Confea e tratam, por exemplo, de alterar o art. 30 da Resolução nº 1.007/2003, que dá ao profissional o direito de interromper seu registro profissional. A realização de reuniões regionais de Creas antes do encontro nacional foi outro item de pauta analisado. 

Silvia Girardi

Em função da pandemia, que provocou decisão plenária de suspender/adiar sine die,  a realização da 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia – que aconteceria em agosto, em Goiânia, com o tema Cidades, Tecnologia e Sustentabilidade -, Silvia Girardi da equipe da Gerência de Comunicação (GCO), do Confea, comandada pelo jornalista Felipe Pasqualini,  apresentou um relatório com todos itens já desenvolvidos para o evento de maior projeção do Sistema Confea/Crea e que reúne anualmente cerca de três mil participantes. No início de sua participação, ela disse que “as equipes do Crea-GO e do Confea continuaram trabalhando porque queremos estar preparados para quando chegar o momento”.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea