Comissão do Mérito apresenta objetivos para a atuação em 2024

Brasília, 8 de março de 2024.

Nesta segunda-feira (11/3), termina o prazo para os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia e as entidades nacionais credenciadas junto ao Colégio de Entidades Nacionais – Cden enviarem ao Confea a indicação, devidamente documentada, de três profissionais e instituições que poderão estar entre os homenageados pelo Sistema Confea/Crea com a Medalha do Mérito, a inscrição no Livro do Mérito e com Menção Honrosa, durante a 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a ser realizada de 7 a 10 de outubro, em Salvador. A data é destacada pela Comissão do Mérito - CME.

“A homenagem ao Mérito representa o reconhecimento de 12 profissionais registrados que tenham contribuído para a melhoria dos serviços prestados pelo Sistema pra o desenvolvimento do país; 12 profissionais registrados que infelizmente já nos deixaram, então é um reconhecimento também à família, aos amigos e aos colegas; e três pessoas jurídicas de direito público ou privado, instituições de ensino, empresas ou entidades que tenham contribuído também para o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas”, descreve o chanceler do Mérito, eng. Luiz Lucchesi. “Por meio desses homenageados, nós damos notoriedade à sociedade brasileira como um todo sobre a importância das profissões”, enfatiza.

Chanceler do Mérito, eng. Luiz Lucchesi descreve as metas da Comissão
Chanceler do Mérito, eng. Luiz Lucchesi descreve as metas da Comissão 



Ao lado dos conselheiros federais engenheiros Cândido Carnaúba (coordenador adjunto); Domingos Sahib Neto; Joel Krüger e Mário Cavalcanti, Lucchesi contará com a assessoria de Neuzi Lima, decana da área no Confea. As atividades da Comissão são descritas pela Resolução 1.085/2016, prevendo a aprovação das indicações pelos regionais e entidades nacionais e ainda sua apreciação pelo colegiado. “Isso inclui a documentação, contendo o preenchimento do formulário de indicação, fotos ilustrativas e a comprovação da decisão que aprovou a indicação, o que deverá também ser enviado até esta segunda-feira”, comenta o conselheiro federal. 

O chanceler do Mérito considera que o Sistema reúne hoje mais de um milhão de profissionais registrados, distribuídos em mais de 250 títulos profissionais, entre a Engenharia, a Agronomia e as Geociências. “E cabe aos Creas e às entidades buscar indicar os nomes para prestigiar as pessoas que advenham dessas áreas. Obviamente, destaca-se este ou aquele pleiteantes a estes títulos por critérios regionais. E aqui nós, na nossa comissão, vamos buscar, nessa matéria-prima de alta qualidade, aqueles que de fato atendam aos critérios, para que nós possamos tê-los como homenageados representantes desses indicados. Infelizmente, não é possível reconhecer todos, em nível nacional”, pondera.

Após o recebimento das indicações, acrescenta Lucchesi, a Comissão adota critérios de pontuação para selecionar os que serão efetivamente homenageados. “Receberemos os subsídios para reconhecer os que serão mais merecedores, mesmo que não sejam pessoas com currículos muito extensos e que tenham criado, por exemplo, uma instituição de relevância”, diz, reforçando a necessidade de que os regionais sigam o que determina o artigo 11 da Resolução 1.085.
 

Ceap e ConSoea
Ex-coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), durante quatro anos, Luiz Lucchesi destaca que uma das suas incumbências era a realização do Congresso Técnico-Científico da Engenharia, da Agronomia e das Geociências (Contecc), evento integrado à Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. “O Sistema Confea/Crea é formado por representantes das entidades de classe, que acolhem os profissionais, representando e buscando dar empoderamento às profissões, e das instituições de ensino, que fazem a formação dos profissionais. Por meio do Contecc, conseguimos valorizar o trabalho que fazemos no Confea pela educação, formação e exercício profissional. Então, interagimos com a Comissão do Mérito por conta da Soea, que, em Gramado, teve o clímax da sua atuação, não somente pela quantidade de participantes, mas também pela qualidade crescente, em que o Contecc e a própria Ceap conseguiram contribuir com a Comissão do Mérito em eventos que valorizaram o trabalho que fazemos no Confea, voltado à formação e ao exercício profissional”, diz Lucchesi.

 

Experiência à frente da Ceap poderá contribuir para a evolução da Comissão do Mérito durante a Soea de Salvador
Experiência à frente da Ceap poderá contribuir para a evolução da Comissão do Mérito durante a Soea de Salvador


Ele sugere ainda que, tanto a Ceap como a Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), “são a fonte do mérito para a Comissão do Mérito”. Os objetivos para os quais elas foram criadas e estão operando são justamente as questões que devem ser vencidas para os candidatos a este título, ressalta, enaltecendo o trabalho da atuação dos funcionários do Confea.
 

O trabalho junto à Comissão Organizadora Nacional da Soea – ConSoea também é destacado por ele. “Por meio das reuniões com a ConSoea, nós vamos poder definir o formato da solenidade do Mérito. No próximo dia 14, estou preparado para ouvir, aqui em Brasília. A minha ideia é propor aos colegas que conduzirão a questão, juntamente com o presidente Vinicius Marchese, uma harmonização de temas densos, que possam valorizar o profissional que está no clímax da sua atuação profissional e aqueles que já contribuíram bastante e estão sendo homenageados pela nossa comissão”, reforça.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea