Comissão do Mérito se reúne no Confea e define visita técnica a Goiânia

Comissão do Mérito reunida em Brasília: definições para a 77ª Soea, que marcará o retorno ao formato presencial em Goiânia, no mês de outubro
Comissão do Mérito reunida em Brasília: definições para a 77ª Soea, que marcará o retorno ao formato presencial em Goiânia, no mês de outubro

Brasília, 12 de abril de 2022.

Com a proximidade do prazo final para o envio dos nomes propostos para a homenagem ao Mérito, durante a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a Comissão do Mérito do Confea promoveu nestas segunda e terça (12/4) a sua segunda reunião ordinária. Segundo o chanceler do Mérito, eng. eletric. Daniel Sobrinho, o prazo final para o envio dos homenageados designados pelos Creas é 2 de maio. “Foi o que definimos no plenário do Confea e informado durante o workshop realizado em março. Ainda em maio, faremos mais duas reuniões, quando apresentaremos os nomes para a homologação dos demais conselheiros federais”, aponta. Em formato híbrido, que envolve sua realização in loco e sua transmissão pela internet, a Soea acontece de 4 a 6 de outubro, em Goiânia.

Sobre a expectativa de retomar as atividades presenciais da principal homenagem do Sistema Confea/Crea e Mútua, o chanceler do Mérito considera que “se trata de um momento aguardado por todos os profissionais, em que é feito um reconhecimento de alguns dos profissionais que engrandecem as atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências. Para isso, definimos toda a dinâmica da entrega das homenagens, de modo a torná-la mais ágil para que todos a acompanhem com tranquilidade”.

Chanceler do Mérito, eng. eletric. Daniel Sobrinho
Chanceler do Mérito, eng. eletric. Daniel Sobrinho


Segundo Sobrinho, a Comissão do Mérito promoverá, em junho, uma visita técnica a Goiânia. “Poderemos constatar que a situação realmente está sendo normalizada, além de verificar toda a estrutura que está sendo preparada, bem como a localização dos principais espaços envolvidos na homenagem. Praticamente está certo que poderemos voltar a realizar a homenagem de maneira presencial, inclusive promovendo as homenagens aos conselheiros federais que encerraram seus mandatos em 2019 e 2020, que foram homenageados apenas simbolicamente”.

Formada ainda pelos conselheiros federais eng. agr. Andréa Brondani, eng. eletric. Jorge Bitencourt, geol. Mário Cavalcanti de Albuquerque e eng. minas Renan Guimarães, com assistência de Neuzi Maria dos Santos Lima e com as participações da secretária executiva do evento, Sílvia Girardi, e do chefe do setor de Relações Públicas do Confea, Marcos Magalhães, a Comissão do Mérito definiu na reunião o layout do Livro do Mérito, além de providências relacionadas a outros artefatos das homenagens, como medalhas, placas e diplomas. “Além dos homenageados, que incluem as entidades merecedoras das menções honrosas, e que têm todo seu reconhecimento bastante valorizado em todo o país, e dos conselheiros dos anos anteriores, haverá também o reconhecimento dos conselheiros que encerraram mandatos em 2021. Esperamos que a partir deste ano, essa nossa rotina seja retomada naturalmente”, considera o chanceler.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea