Comitê Gestor do Programa Mulher define atividades para 2023

Última reunião ordinária do Comitê Gestor encaminha rumos para o Programa Mulher em 2023
Última reunião ordinária do Comitê Gestor encaminha rumos para o Programa Mulher em 2023

Brasília, 18 de novembro de 2022.

Em sua quarta e última reunião ordinária do ano, nesta sexta (18/11), no Confea, o Comitê Gestor do Programa Mulher definiu o calendário de atividades previstas para o ano de 2023. A programação tem início no 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, de 28 de fevereiro a 2 de março e se estende até dezembro, quando o Comitê Gestor conclui as suas atividades do ano.

“Definimos também as atividades para 2023 no Encontro de Líderes e Dia Internacional da Mulher, além de termos feito um apanhado das atividades recentes de 2022 como as participações do Comitê no II ENRI (Encontro Nacional de Relacionamento Institucional), no evento de Barretos do Crea-SP, no Encontro das Coordenadoras da Região Norte e na Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea)”, apontou o secretário executivo do Programa Mulher e integrante do Comitê, eng. amb. Renato Muzzolon Júnior.

Conduzida pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, coordenador do Comitê Gestor, a reunião definiu que a programação do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, será antecipada para o Encontro de Líderes, uma semana antes, sendo realizada também uma atividade alusiva à data no plenário, a exemplo da comemoração pelo Dia Internacional da Mulher na Engenharia, em 23 de junho, que terá uma atividade durante as plenárias do Confea, marcadas para 28 a 30 de junho do próximo ano. 

“Formatamos os eventos que ocorrerão no Encontro de Líderes: a Reunião Nacional das Coordenadoras do Programa Mulher e a atividade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, uma reunião de planejamento que objetiva o alinhamento de diretrizes e melhores práticas. A Reunião promove a integração entre os Creas, o conhecimento e debate dos problemas, ideias e soluções, o compartilhamento de vivências e resultados, a definição de melhores estratégias, o estabelecimento de compromissos para a realização dos trabalhos, o alinhamento das informações e a melhoria da comunicação em consonância com o ODS 5”, diz a assessora da presidência do Confea, também integrante do Comitê Gestor do Programa Mulher, eng. quim. Simone Baía.

Já a atividade alusiva ao Dia Internacional de Mulher, complementa, será realizada durante o Encontro de Líderes pela primeira vez, paralelo à campanha alusiva ao Dia Internacional da Mulher que já ocorre todo ano.  “Assim, descentralizamos a comemoração destas datas. Em relação a como vamos executar esse cronograma, isso será definido pelos integrantes do Comitê Gestor do próximo ano. O objetivo da programação no Encontro de Líderes é dar voz, ouvir e colocar em destaque as ações dos Programas. Mas não temos como organizar precisamente isso daqui do Confea porque isso depende das experiências de cada regional”, comentou Joel.

Foram definidas ainda a realização de atividades do Comitê Gestor durante a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (9 a 11 de agosto, em Gramado-RS) e o Encontro Nacional de Coordenadoras do Programa Mulher, nos dias 17 e 18 de outubro, dentro da Programação do Outubro Rosa. Este será após os ciclo de reuniões virtuais regionais com as coordenadoras dos programas, marcadas para os períodos de 4 a 6 de abril, no primeiro semestre, e de 4 a 6 de setembro, no segundo.

Por fim, foram definidas também as datas das reuniões ordinárias do próximo comitê gestor: 24 de março, 2 de junho, 1º de setembro e 1º de dezembro.

Presidente Joel Krüger destacou a importância de as gestões dos Creas atuarem em sinergia com as coordenadoras dos Programas Mulher
Presidente Joel Krüger destacou a importância de as gestões dos Creas atuarem em sinergia com as coordenadoras dos Programas Mulher nos regionais

Articulação com os Creas
Para o presidente do Confea, os comitês gestores regionais precisam atuar em sinergia com a gestão dos regionais. “O Comitê precisa estar articulado com o Crea. Se a gente não tiver essa articulação, o comitê não vai funcionar”, disse. Dessa maneira, conclui, os regionais e também as Mútuas podem definir a destinação de recursos para os programas regionais. “Temos que ter em mente a apresentação de estratégias, mas não podemos interferir na ação. No Colégio de Presidentes, deixamos evidente essa articulação, não há uma estrutura paralela”, afirmou. 

“O Comitê regional tem o desafio de envolver os presidentes”, ratificou a conselheira federal engenheira mecânica Michele Costa. No período da tarde, a conselheira apresentou uma palestra sobre o comitê durante a Reunião Intermediária da Copimera, que se realizou no plenário do Confea.

O Comitê Gestor do Programa Mulher é formado ainda pela presidente do Crea-AL, eng. civ. Rosa Tenório, representante do Colégio de Presidentes (CP); pela representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. agric. Gizele Gadotti; pelo coordenador nacional das câmaras especializadas de Engenharia Química, Marino Greco; pela representante da Mútua, eng. civ. Karen Daniela Miranda, e pelo gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea, eng. amb. Renato Muzzolon Júnior.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea