Confea e setor de infraestrutura se unem para incentivar vacinação em massa

Brasília, 23 de março de 2021.

Simultaneamente à campanha institucional Vacina sim!, o Confea se une ao setor de infraestrutura para conclamar profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências a se imunizarem contra o novo coronavírus. 

O manifesto assinado pelo Conselho Federal e outras 12 instituições – entre elas, o Crea-DF e a Abes – define a vacinação como solução para erradicar a pandemia e possibilitar a retomada econômica. Também defende a instituição de políticas públicas unificadas, celeridade na imunização, distanciamento social, uso de máscaras e medidas de apoio a pequenas e médias empresas. 

Na carta, o presidente do Confea reitera que o futuro dos cidadãos e da economia nacional depende de imunização célere e imediata. “Se quisermos falar de futuro, precisamos nos proteger agora: vacina sim!”, reforça o eng. civ. Joel Krüger.

Leia o documento a seguir e participe deste movimento:

Carta aberta à sociedade sobre a preservação da vida e o combate à pandemia

Anetrans, Confea, Brasinfra, Aneor, Crea-DF, Sinicon, Sinaenco, ABCE, Abemi, Sicepot/RS, Apecs, Abeetrans e Abes, que reúnem mais de 1.2 milhão de profissionais e 357 mil empresas, o que nos credencia a sermos representantes de mais de 90% do Produto Interno Bruto (PIB) da infraestrutura nacional, manifestamos a toda a sociedade nosso apoio e solidariedade nos seguintes termos:

A vacinação em massa não é só a esperança, mas é também a solução definitiva e concreta para erradicar a pandemia e possibilitar a retomada sustentável da economia.

É fundamental que tenhamos sintonia de esforços e foco na gestão dessa causa comum, para mudarmos o cenário e ganharmos velocidade com a imunização de todos os brasileiros.

Infelizmente, vemos o Brasil, com a maior média móvel de novos casos, sendo o epicentro mundial da covid-19, e ainda com surgimento de cepas mais agressivas e, caso não seja controlado imediatamente, colocará em risco até a eficácia das vacinas atuais, devido à possibilidade de novas variantes.

Segundo o jornal BBC* (Our World in Data, ONS, gov.uk), no ritmo atual, o Brasil alcançará uma cobertura ampla de vacinação apenas por volta da metade de 2022. Por aqui são 6,1 doses aplicadas a cada 100 pessoas, atrás de países como Chile (42,5), Uruguai (7,6), Marrocos (17,2), entre outros. Porém, podemos aumentar nossos indicadores se tivermos planejamento, organização, determinação e colaboração de toda a sociedade neste objetivo comum. O Brasil tem infraestrutura para isso. Em 1992, em um mês, vacinou 48 milhões de crianças contra sarampo.

Com intuito de agregar esforços e apoiar todos os movimentos positivos em prol da necessária vacinação em massa, o setor de infraestrutura e logística brasileira se une e se coloca à disposição para contribuir e minimizar os efeitos deletérios da pandemia, que assola a nação.

Nós nos unimos para garantir que a imunização ganhe celeridade e força, que seja agenda prioritária, com união de todos os entes da federação e também de organismos internacionais, em cooperação, e assim tenhamos a consequente retomada econômica.

Outras medidas indispensáveis de combate à pandemia são urgentes, tais como: instituição de políticas públicas unificadas que prezem por evidências científicas, dados e estudos disponíveis, com coordenação nacional no combate à pandemia; medidas de distanciamento social dentro da política pública nacional, até que se tenha a celeridade na vacinação e parte da população vacinada; ações que estimulem o uso de máscaras; e, por fim, medidas efetivas de apoio às pequenas e médias empresas brasileiras.

“Uma nação é formada por pessoas vivas. Construção, produção, economia, indústria, comércio: todos os setores demandam saúde. Foi em solidariedade à vida de cada cidadão que, desde o início dessa calamidade, profissionais da ciência e tecnologia se uniram a médicos e enfermeiros do mundo inteiro em busca de soluções conjuntas. O desenvolvimento da vacina, por exemplo, foi recorde: um processo que usualmente demora dez anos foi executado em dez meses. Nós, do Sistema Confea/Crea, temos orgulho de representar profissionais essenciais dessa cadeia de vacinação e poder dizer que toda a estrutura montada servirá como legado na produção de futuros imunizantes. Mas, se quisermos falar de futuro, precisamos nos proteger agora: vacina sim!” – Joel Krüger, presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). 

“A Abemi (Associação Brasileira de Engenharia Industrial) apoia veementemente o Setor Infra Juntos Pela Vacinação. A Abemi congrega as maiores empresas de engenharia e construção do país. Juntos pela vacinação!” – Presidente Gabriel Aidar Abouchar. 

“Estamos diante de um desafio que tem exigido enormes esforços no âmbito individual e coletivo. A chegada das vacinas em tempo recorde, fruto da colaboração científica em nível global, é a materialização da esperança. Mas é preciso avançar, abrir caminho para a vacinação em massa da população, com planejamento, gestão e solidariedade.” – Carlos Roberto Soares Mingione, presidente nacional do Sinaenco (Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia Consultiva).

“Acreditamos que atitude, ciência, união e solidariedade são fatores determinantes e fundamentais, neste momento. E que possamos ser exemplos de humanidade e para a humanidade.” – Luciana Dutra, presidente do Conselho Executivo da Anetrans (Associação Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva de Infraestrutura de Transporte).      

 

Assinam pelo presente:

Anetrans – Associação Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva de Infraestrutura de Transporte

Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia 

Brasinfra – Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura

Aneor – Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias

Crea-DF – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal 

Sinicon – Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada - Infraestrutura

Sinaenco – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva

ABCE – Associação Brasileira de Consultores de Engenharia

Abemi – Associação Brasileira de Engenharia Industrial

Sicepot/RS – Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado do Rio Grande do Sul 

Apecs – Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente

Abeetrans - Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito 

Abes – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental