Confea incentiva Corrida da Mulher

Brasília, 13 de março de 2006
 
Pela primeira vez, o Confea foi parceiro da Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Distrito Federal, na III Corrida da Mulher que ontem (12/03) levou cerca de mil pessoas ao Eixão Sul, em  Brasília. Para Xavier Oliveira, diretor técnico do órgão, “o Conselho somou na divulgação do evento e no incentivo para que mais engenheiros e arquitetos pratiquem atividades esportivas”.

Entre eles estava a engenheira civil Márcia Barbosa, que participa pela segunda vez. Para se preparar,  aproveitou boa parte do tempo livre  “estou desempregada” para treinar.

Segundo a produção, que realiza eventos esportivos em todo o DF, a III Corrida da Mulher – com percurso de 5 km desenvolvidos no próprio Eixão Sul – teve a maior média de participação feminina dentre os promovidos nos últimos anos: 650 inscritas e 400 participantes. 
Maria do Socorro, por exemplo, comerciária, 41 anos, moradora do Cruzeiro, veio  acompanhada das duas filhas e do marido, o fotógrafo Nicolau Luís que, vestindo a camiseta do evento e uma sainha azul, quis “incentivar para que mais mulheres participem”.

Na concentração, o grupo Batalá - que trouxe 20 de suas 104 componentes -, ajudou no aquecimento de todos, inclusive do pessoal dos patins que deu graça especial ao evento. Uma caminhada completou a programação e se seguiu as corredoras, muitas amadoras, outras profissionais e até ícones brasilienses como a ex-corredora Carmem de Oliveira, que desta vez participou “sem nenhum título, apenas como dezenas de outras que estão aqui, trabalhadoras comuns”.

Sob o céu nublado, a corrida – que atraiu vários secretários do governo e políticos do DF, além do ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz – acabou embaixo de chuva, com flores e medalhas esperando as vencedoras: 1º Luciene Antônia de Jesus, que completou o percurso em 17min36. 2º  Rosilene Alves e 3º  Eliete Teodoro.

Por Maria Helena de Carvalho
da equipe da ACOM