Confea patrocina seminário sobre realidade virtual aumentada e BIM

Brasília, 12 de agosto de 2020.

Durante as atividades do Seminário sobre Realidade Aumentada, Realidade Virtual e BIM (Re Au BIM), no dia 7/8, o Crea-DF recebeu o primeiro evento presencial no auditório do Conselho, desde o início da pandemia.

O presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, e o presidente em exercício do Crea-DF, eng. civ. Pedro Assad, estiveram na abertura da programação e destacaram a importância da inovação tecnológica na Engenharia. Osmar Barros elogiou a iniciativa do tema do seminário e disse: “como professor, eu sempre apoio iniciativas que venham trazer mais conhecimento e aprimoramento profissional”.  Já o presidente Pedro Assad destacou "a necessidade de retomada das atividades e nesse evento teremos palestras com temas de alto nível".

Presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior

 

Presidente em exercício do Crea-DF, eng. civ. Pedro Assad

A programação contou com cinco sessões técnicas que abordaram o emprego isolado ou em conjunto de tecnologias e métodos. Os assuntos abordados foram BIM (do inglês, Building Information Modeling) e manutenção predial; Uso da realidade aumentada como auxílio para concepção de projetos em BIM; Manutenção e inspeções em equipamentos; Realidade virtual aumentada no ensino da engenharia e a aplicabilidade da realidade virtual aumentada na construção de edificações.

O organizador do evento e presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, seção DF (Abemec-DF), eng. mec. Gutemberg Rios, falou sobre os avanços tecnológicos da atualidade. Citou ainda as mudanças que ocorreram de maneira mais acelerada por conta da pandemia. O organizador comemorou os resultados do seminário: “A virtualização é um processo sem volta. Precisamos quebrar paradigmas e abrir espaço para discutir a segurança no meio digital e o tratamento das informações".

Organizador do evento e presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, seção DF (Abemec-DF), eng. mec. Gutemberg Rios.

Ao final, Gutemberg agradeceu ao patrocínio do Sistema Confea/Crea e da GHS Brasil, ao Crea-DF e às equipes que apoiaram o evento.

De acordo com o Crea-DF, as palestras foram filmadas e caso sejam disponibilizadas, será repassado o link para os interessados em assistir ao seminário.

Medidas de proteção contra covid-19

No evento houve limpeza constante e a adoção de medidas de segurança, como a limitação de lotação para uso do auditório de 70 pessoas por sessão - valor este inferior à 1/3 da capacidade total do ambiente e a higienização e desinfecção do ambiente antes e durante a palestra.

Saiba mais
A Realidade Aumentada (RA) tem transformado a maneira como se fazem obras, instalações, manutenção e desenvolvimento de produtos. Com a RA, engenheiros têm a visualização intuitiva do que está sendo representado. Além disso, o cliente também consegue ver o projeto final do patrimônio.

O outro conceito é o BIM (do inglês Building Information Modeling), ou Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia virtual permite integrar aspectos de diferentes áreas do conhecimento, como mecânica, elétrica, hidráulica, plantas e cortes. A visualização da obra é tridimensional, o que facilita a idealização da construção, bem como a inserção de dados pré-operacionais ou de dimensionamento.

Além de proporcionar a virtualização, o BIM viabiliza a Realidade Virtual (RV), recurso que permite trazer ao mundo real a edificação do que virtualmente o cliente visualizou. Com essa tecnologia, há mais facilidade de comunicação entre as partes envolvidas no projeto, reduzindo o tempo de aprovação, alterações, de erros de interpretação ou problemas de projeto que poderiam ser identificados somente na obra pronta.
 

Giselle Guedes
Assessoria de Comunicação do Crea-DF
Com informações da organização do evento