ConSoea define tema para 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia

Brasília, 21 de setembro de 2023

“Educação, tecnologia e inovação para um futuro sustentável” é o tema que a Comissão Organizadora Nacional da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – ConSoea proporá para o Plenário do Confea para nortear os debates da 79ª Soea, que ocorrerá em 2024 em Salvador, BA. O tema, que antes de seguir a Plenário tramita pela Comissão de Articulação Institucional do Sistema – Cais, foi votado durante a 7ª reunião da ConSoea, realizada na última quarta-feira, 20/9, em Brasília, na sede do Confea.

“É importante que definamos o tema, pois ele norteia todo o planejamento do evento, a cenografia, etc”, explicou a secretária executiva da Soea, Silvia Girardi. A escolha de inserir a palavra “educação” surgiu a partir da preocupação de aumentar a participação de jovens na Semana.

A Soea da Bahia será realizada de 7 a 10 de outubro de 2024 no Centro de Convenções de Salvador. A equipe do Confea já realizou visita técnica no local do evento e, na reunião da ConSoea, apresentou um passeio digital pelas instalações da locação, passando pelas diferentes salas, foyers e terraços.

Outro item da pauta da reunião, foi apresentado o relatório final da 78ª Soea, realizada em agosto de 2023 em Gramado, RS. O relatório final é um documento que consolida dados de participação, avaliação, execução, mídia entre outros de tudo o que foi realizado durante a Semana.

“A 78ª Soea superou todas as expectativas não só em resultados, mas também em termos internacionais. Estivemos na Upadi (Unión Panamericana de Asociaciones de Ingenieros) e lá só ouvimos elogios. Trouxemos até um Nobel da Paz, além da April Erickson (astronauta da Nasa), uma referência. Tivemos os estandes do Programa Mulher, do Crea Júnior, das entidades precursoras, do Colégio de Entidades Nacionais, foram muitas conquistas”, celebrou o presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit.

Presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit

No total, foram 5.729 participantes credenciados, “e ainda assim não houve filas. As catracas com QR code funcionaram muito bem”, exaltou Silvia. A maioria dos participantes foram do sexo masculino, das áreas de engenharia civil e agronomia e da faixa etária de 60 a 69 anos. A avaliação das palestras era aferida em tempo real por meio de questionário disponibilizado em QR code. Entre as atividades que receberam nota máxima estão o Painel Mulher e as palestras sobre BIM, acessibilidade e segurança alimentar. A percepção geral sobre a 78ª Soea recebeu nota 9,3.

O relatório foi aprovado por unanimidade. Veja a playlist com todas as palestras da 78ª Soea e o banco de imagens do evento.

Estavam presentes além de Nicoleit e Girardi, o presidente em exercício do Crea-RS, eng. civ. João Luís Collares, a presidente em exercício do Crea-GO, eng. amb. Wanessa Silva Rocha, presidente em exercício do Crea-BA, eng. civ. Jaime da Cruz, o coordenador da Cais, conselheiro federal eng. agr. Francisco Lira, chanceler da Comissão do Mérito, conselheiro federal geól. Mário Cavalcanti de Albuquerque, representante das Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas, eng. ftal. Reginaldo Rocha Filho, representante do Colégio de Entidades Nacionais, eng. Lúcio Henrique Bandeira, representante da Mútua, Marcelo Linguitte, a coordenadora de Comunicação e Marketing do Crea-BA, Vanessa Costa, e as assessoras do Crea-RS Denise Friedrich e do Confea Letícia Almeida e Cristiane Justino.
 

Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea