Contecc 2023: prorrogado prazo para submissão de trabalhos

Brasília, 30 de junho de 2023.

Profissionais, estudantes e professores das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências agora têm mais tempo para se inscrever no Contecc 2023. Os interessados podem enviar os trabalhos pelo link https://contecc.confea.org.br até as 23h59 do dia 10 de julho de 2023.

Em sua 9ª edição, o Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia irá reunir o público em Gramado (RS), entre 8 a 11 de agosto de 2023, durante a 78ª Soea. A iniciativa visa divulgar trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos nas mais diversas instituições brasileiras e nos anais do evento.

Os assuntos dos trabalhos inscritos deverão abordar as modalidades abrangidas pelo Sistema Confea/Crea: Agrimensura, Agronomia, Civil, Elétrica, Mecânica/Metalurgia, Química, Segurança do Trabalho e Geologia/Minas, que estão descritas na Resolução nº 473, de 2002, do Confea. Poderão ser inscritos, também, trabalhos técnicos que versem sobre Experiência Profissional, Gestão, Educação, Acessibilidade e Sustentabilidade, considerados em um só grupo (Experiência Profissional) para fins de seleção para apresentação na Soea e publicação nas revistas técnicas do Confea, dos Creas, da Mútua, das entidades de classe vinculadas ao Sistema Confea/Crea e nos anais do congresso.

Certificação profissional
Outra novidade: a programação do Contecc terá painel dedicado ao tema certificação profissional. Para isso, o plenário federal homologou a participação do doutor em Saúde das Plantas Lee Briese, que é engenheiro agrônomo certificado na América do Norte. A proposta é destacar a importância do reconhecimento formal das capacidades dos profissionais que atuam nas áreas técnicas e científicas na Agronomia, inspirando outras profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, como informou o coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) e do Contecc, eng. agr. Luiz Lucchesi. A iniciativa recebeu reconhecimento do conselheiro federal eng. eletric. Jorge Bitencourt, que já esteve à frente do Contecc, e do coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), eng. agr. Kleber Santos.

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea