Crea-BA cumpre etapas para implantação do CAU

Salvador, 16 de fevereiro de 2011.

Desde a aprovação da Criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) em 31 de dezembro de 2010 o Crea-BA vem cumprindo todas as determinações da Lei 12.378, sancionada pelo ex-presidente Lula. A abertura da conta bancária na Caixa Econômica Federal, destinada aos depósitos referentes às Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) e anuidades dos arquitetos e entidades de arquitetura está entre as ações que visam atender aos dois artigos (56 e 57) da Lei que estão em vigor.

Eleição de coordenação - A ampla divulgação das decisões e a abertura de espaço para discussões sobre o tema também estão na pauta do Conselho.  Atendendo às solicitações de entidades ligadas à arquitetura, dentre elas o IAB-BA (Instituto dos Arquitetos do Brasil), Sinarq (Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas da Bahia) e Apafs (Associação dos Arquitetos de Feira de Santana) foi realizada uma reunião com a presidência do Crea para alinhamento das ações. Num segundo momento, em 18 de janeiro, a Câmara Especializada de Arquitetura também promoveu novo encontro focado na discussão das diretrizes operacionais que devem ser tomadas durante o período de transição. Na ocasião, os arquitetos Raimundo Lopes e Paulo Ormindo foram eleitos, respectivamente, coordenador e coordenador adjunto do processo de implantação do CAU na Bahia.

Divulgação de informação- Outro passo importante foi à convocação de todos os colaboradores do Conselho para uma reunião onde os pontos relativos ao CAU foram abordados coletivamente, inclusive com a orientação do departamento jurídico.
As informações referentes ao CAU, legislação e diretrizes atualizadas, estão no site do Crea. Também foi disponibilizado um banner com link para o site www.cau.org.br
Atualmente 2.958 arquitetos e urbanistas estão com registro em dia no Crea-BA, representando 10% do número de ARTs emitidas anualmente. A estimativa é que, com a migração dos profissionais para o CAU, a receita do Conselho de Engenharia e Agronomia tenha um decréscimo considerável.  

De acordo com a Lei o CAU deve ser implantado e estar em funcionamento até o dia 31 de dezembro de 2011.

Assessoria de Comunicação do Crea-BA