Crea-GO promove seminário de capacitação para conselheiros

Goiânia, 7 de fevereiro de 2011.

No último dia 31, a Autarquia goiana realizou o Seminário de Conselheiros, envolvendo efetivos e suplentes, do Crea-GO. Realizado anualmente, em decorrência da renovação de um terço dos conselheiros, o evento teve como objetivo capacitar os conselheiros para o exercício de suas funções no âmbito do Sistema Confea/Crea. Este ano o Seminário foi ministrado no Plenário e contou com a participação de 16 conselheiros.

O presidente do Crea-GO, engenheiro Gerson Taguatinga, fez a abertura do evento ressaltando que a função de conselheiro é uma valorosa contribuição para o desempenho eficaz do Conselho junto a sociedade. “São os conselheiros, reunidos em Câmaras Especializadas e no Plenário, que analisam e julgam processos de diferentes naturezas, coibindo, desta forma, o exercício ilegal das nossas profissões, o acobertamento, a atuação de empresas sem registro, procedimentos antiéticos e tantos outros problemas que surgem do cotidiano das nossas atividades”, declarou o presidente. E acrescentou: “O conselheiro irá decidir questões relevantes que afetarão diretamente outros colegas de profissão e a sociedade, organizada ou não. Por isso, exige-se que o conselheiro tenha um elevado senso de justiça, condutas ética, moral e profissional ilibadas, conhecimento da legislação profissional e, acima de tudo, responsabilidade no cumprimento de seus deveres legais”.

Durante todo o dia, foram ministradas várias mini-palestras. A primeira palestra explicou a competência do Plenário e das Câmaras Especializadas e como são desenvolvidas suas atividades e foi ministrada pelo eng. Eletricista Flávio Fernandes, assessor técnico do Crea. A segunda palestra, proferida pelo assessor jurídico Divino Terenço Xavier, abordou aspectos do direito Administrativo, Processual e pareceres de processo no âmbito do Sistema. A terceira palestra foi ministrada pela Ouvidora Virgínia Curado que apresentou as atividades da Ouvidoria do Crea-GO. Na última palestra do dia, o servidor Zirley Faleiro, analista de área do Departamento Técnico do Conselho, apresentou as atividades desempenhadas na área administrativa pelos conselheiros no cumprimento de seus deveres.

O engenheiro de Minas Almir Pinto Lopes de Menezes, representante da Associação dos Engenheiros de Minas do Estado de Goiás – AEMGO, estreante na função de conselheiro, espera atender as expectativas do plenário e da Associação. “Vou procurar agir com a maior imparcialidade possível, baseando nas leis e normas existentes” informou o engenheiro.

Para outro novato, o engenheiro Eletricista Wanir José de Medeiros Júnior, indicado pela Escola de Engenharia Elétrica de Computação da UFG a amplitude e responsabilidade do Conselho junto ao profissional e a sociedade o surpreendeu. “Antes desse seminário, minha visão era de que o Crea tinha apenas a função de fiscalizar a classe de engenheiros e técnicos. Depois desse seminário, pude ter uma visão geral da atuação do Crea frente a defesa da sociedade, em geral, e do próprio profissional”, observou Wanir José de Medeiros.

Veja abaixo o nome dos conselheiros que participaram do seminário:

 1- Eng. Agrônomo. Arnaldo Francisco Bonfim
2- Eng. Florestal Daniel Demori
3- Téc. em Const. Civil Darciley de Araújo Caldeira
4- Eng. Civil Eduardo Joaquim de Sousa
5 -Eng. Químico Harlan Brockes Tayer
6 -Eng. de Alimentos Larissa Rodrigues Ribeiro Pereira
7 -Eng. Civil Leonardo Martins de Castro Teixeira
8 -Eng. Minas Natanael Carvalho Barbosa
9 - Eng. Agrônomo Rogério de Araújo Almeida
10-Eng. Civil Silênio Marciano de Paula
11-Téc. Mineração Thibério Jardim de Oliveira
12-Arquiteto Walmir Santos Aguiar
13-Eng. Eletricista  Wanir José de Medeiros Júnior
14 - Eng. de Minas Almir Pinto Lopes de Menezes
15 - Téc. em Agrop. César Alves de Lima Júnior
16 - Eng. Florestal Paulo Eduardo Dalanesi

Assessoria de Comunciação do Crea-GO