Crea-PE inicia blitz nas pontes de Recife

Blitz Crea-PE

Na segunda-feira (23), teve inicio o  primeiro dia de vistorias nas Pontes do Recife sobre o Rio Capibaribe, engenheiros voluntários e técnicos do Crea-PE, analisaram espaços por terra e pela água durante todo o dia. A agenda, articulada através do Projeto Blitz do Crea, sob coordenação do presidente do órgão, Evandro Alencar, reuniu especialistas em engenharia civil, ambiental, florestal e de pesca.


Foram inspecionadas as seguintes estruturas:

– Ponte De Ferro
– Ponte Velha
– Ponte Viaduto Joaquim Cardoso
– Ponte José De Barros Lima

Especialista em Pontes, o engenheiro civil e professor Paulo Régis, identificou patologias como oxidação de armadura, problemas de drenagem de água, entre outros. Na visão dos engenheiros civis registraram também falta de limpeza e manutenção periódica. A falta de saneamento, erosão, assoreamento , disposição de resíduos sólidos, foram observados pela engenheira ambiental, Ana Albuquerque. Já a ausência de mata ciliar, vegetação de manguezal, áreas assoreadas próximo às Pontes,  foram notados pela engenheira florestal Carla Lira.

Nesta terça-feira (24) a programação é de novas vistorias nestes pontos:


– Ponte Gilberto Freire
– Ponte Motocolombó
– Ponte Governador Paulo Guerra
– Ponte Giratória
– Ponte Maurício De Nassau

O presidente do Crea-PE informa que a agenda segue até a quarta-feira (25).  Evandro destacou que a "Blitz do Crea" é um projeto que busca colocar os conhecimentos técnicos dos profissionais ligados ao Conselho, a serviço da sociedade, especialmente, visitando locais públicos ou privados para analisar as condições das estruturas e equipamentos, visando a segurança, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e sustentável do estado.

Fonte: Crea PE