Crea-RJ oficializa Programa Mulher no estado

Brasília, 03 de maio de 2021.



Nesta segunda-feira (3/5), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), eng. civ.  Luiz Antônio Consenza, oficializou o Programa Mulher no Regional. 

Consenza  lembrou que o Crea-RJ tem uma tradição na defesa da equidade de gênero e “reforça esse alinhamento aderindo ao Programa Mulher instituído pelo Confea”. Segundo o presidente, 40% dos estudantes no Rio de Janeiro de engenharia são do sexo feminino. “E aqui no Crea, 60% dos cargos de liderança têm mulheres à frente devido a sua competência”, disse Luiz Antônio. Atualmente, o Regional possui 17.802 mulheres registradas. 

A coordenadora do Programa Mulher Crea-RJ, eng. civ. Ana Paula Masiero, relembrou a trajetória do Rio de Janeiro, que foi premiado, mais de uma vez , com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça  da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. “Com a implantação do programa, a ideia é aproximar ainda mais das profissionais e realizar uma pesquisa para identificar os principais problemas enfrentados por essas mulheres no cotidiano em temas que englobam mercado de trabalho, questões salariais, assédio, enfim, temas que permeiam a vida da mulher”, esclareceu Masiero.

Representando o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, a gerente de Relações Institucionais (GRI) do Confea e secretária do Programa no Federal, eng. eletric. Fabyola Resende, enalteceu a implementação da iniciativa nos estados de acordo com as peculiaridades regionais. “Nós temos que atuar desde a base para sensibilizar mais mulheres, a mobilização tem de começar nas universidades, inclusive nos Creas Júnior”, disse a gerente.

Confira como foi o lançamento no Crea-RJ: 

Sobre o Programa Mulher
Elaborado na gestão do presidente Joel Krüger, o Programa Mulher está inserido em um contexto no qual o tema equidade de gênero tem sido uma das pautas prioritárias, com foco na importância do protagonismo da mulher enquanto profissional.

Iniciado em 2018, ele tem como diretrizes principais a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).  Em relação a esses objetivos, o ODS 5 defende a implementação de práticas que promovam a igualdade de gênero, como as propostas pelo Programa Mulher. Com essas ações, o Sistema Confea/Crea trabalha no sentido de se tornar mais inclusivo e diverso, retratando os diversos perfis que compõem a nossa sociedade.

De acordo com os dados, o percentual de mulheres registradas atualmente no Sistema corresponde a aproximadamente 18% em relação ao total de profissionais. O desafio principal é encontrar estratégias de estimular a participação feminina de forma protagonista por meio de políticas e programas que sejam atrativos para as mulheres, bem como incentivar o registro profissional das engenheiras, agrônomas e profissionais das geociências após a sua formação acadêmica.

Saiba mais sobre o Programa Mulher.

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea