Definições sobre eventos, homenagens e reuniões marcam plenária

 

Participantes da plenária 1.586
Participantes da plenária 1.586

Brasília, 19 de novembro de 2021.

Com trabalhos coordenados pelo eng. civ. João Carlos Pimenta, vice-presidente no exercício do cargo de presidente, a sessão plenária 1.586, do Confea, abordou, nesta sexta (19/11), temas como a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), o Congresso Nacional de Profissionais (CNP) e o Encontro de Líderes. A definição do calendário de reuniões, data para envio de homenagens do Mérito e ainda a prestação de contas da Mútua também marcaram a sessão.

A Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) aprovou o tema central da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a ser realizada de 3 a 6 de outubro de 2022, em Goiânia. O tema definido por meio de proposta da Comissão Organizadora Nacional da Soea (CON), com base no qual a CON estruturará toda a programação do evento, é: “Tecnologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social para o Desenvolvimento Nacional”. 

Na mesma ocasião, foi definido o período de 6 a 8 de outubro para a realização do 11º Congresso Nacional de Profissionais – CNP. O evento será iniciado ao encerramento da 77ª Soea.

A Cais também aprovou a proposta de realização do 10º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, de 15 a 17 de fevereiro de 2022, em Brasília. O Encontro reunirá representantes do Colégio de Entidades do Sistema (Cden), do Colégio de Presidentes (CP), do plenário do Confea e das coordenadorias de câmaras especializadas, a fim de estudar e estabelecer providências que assegurem ou aperfeiçoem a aplicação da Lei 5.194/1966.

Vice-presidente no exercício da presidência do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta comandou a plenária
Vice-presidente no exercício da presidência do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta  comandou a plenária

Homenagens
Já a Comissão do Mérito aprovou a data de 2 de junho do próximo ano para o encaminhamento das indicações de profissionais e instituições a serem homenageados pelo Sistema com a Medalha do Mérito, menção honrosa e inscrição no Livro do Mérito, durante a 77ª Soea.

Outra proposta relatada pelo conselheiro federal eng. eletric. Jorge Bitencourt e também aprovada pelo plenário se refere ao agraciamento de diploma de menção honrosa aos deputados federais Rogério Correia (PT-MG) e Ricardo Izar (PP-SP) pelas relevantes contribuições legislativas prestadas ao Sistema.

Calendários
A conselheira federal eng. mec. Michele Ramos conduziu a aprovação de proposta do Conselho Diretor, referente aos calendários das sessões plenárias ordinárias, das reuniões do Comitê de Avaliação e Articulação - CAA e das reuniões ordinárias do Conselho Diretor e das Comissões Permanentes, para o exercício 2022. 

Mútua
O relatório de atividades e a prestação de contas da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea –, abriram os trabalhos da sessão plenária 1.586 e foram apresentados na manhã, pelo eng. agr. Francisco de Almeida, presidente que encabeça a diretoria. Os debates que se seguiram giraram em torno das adequações de custeio, investimentos, aumento de associados – profissionais e empresas –, eficiência, redução de burocracia, realização de convênios, dinamização da comunicação com a sociedade, além da revisão de estatuto e regulamento da caixa de assistência.  

Maria Helena de Carvalho e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea