Diretriz curricular e manejo florestal ganham destaque na pauta da CCEEF

Brasília, 2 de março de 2020.
 
Adjunto na Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal (CCEEF) em 2019, o eng. ftal. Guilherme Reisdorfer (Crea-RS) foi eleito em fevereiro passado para o cargo de titular do fórum consultivo do Sistema Confea/Crea.

Em entrevista, o novo coordenador reforça a continuidade de trabalhos, como o planejamento de ações fiscalizatórias. E também adianta as novas ações que irão ocupar os debates ao longo do seu mandato, ao lado do eng. ftal. Benedito Carlos de Almeida (Crea-MT). Proposta de nivelamento mínimo na formação de profissionais da engenharia florestal e constituição de grupo de trabalho focado em manejo de florestas são algumas das prioridades para este ano.

Guilherme Reisdorfer é graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e atua na área de consultoria ambiental, florestal e topografia no Estado do Rio Grande do Sul. É conselheiro do Crea-RS, pela Associação Gaúcha de Engenheiros Florestais, e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Florestal em segundo mandato, no Conselho Regional. Foi funcionário público da prefeitura de Caxias do Sul, entre 2006 e 2011, atuando na área de licenciamento ambiental. Nesse período, exerceu o cargo de diretor da Divisão de Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental por 18 meses.

Guilherme Reisdorfer (Crea-RS), à direita, e Benedito Carlos de Almeida (Crea-MT)

 


Site do Confea: Dos assuntos tratados no 9º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, quais são predominantes no plano de trabalho da coordenadoria?
Guilherme:
Além dos assuntos demandados pela Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), que possuem grande relevância, a CCEEF incluiu no seu plano de trabalho assuntos relacionados ao ensino da engenharia florestal, sendo incluída a discussão e elaboração de proposta de diretrizes curriculares da engenharia florestal, bem como discussão de proposta de padronização mínima entre os cursos, buscando um nivelamento mínimo na formação de profissionais e também a determinação de conteúdos e carga horária mínima necessária para o exercício das principais atividades da engenharia florestal.


Site do Confea: As profissões da área tecnológica são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano. Nesse sentido, quais grandes temas nacionais estarão na agenda prioritária da coordenadoria em 2020?
Guilherme:
Nos últimos anos, a engenharia florestal tem passado por grandes desafios e entraves, especialmente com relação a atividades de manejo florestal na região Norte do país. A realização do manejo florestal de forma tecnicamente correta é hoje em dia a forma mais adequada para manutenção das florestas dessa região, garantindo a manutenção das funções ecológicas, bem como econômicas e sociais destas. Dessa forma, foi proposta a criação no Confea de grupo de trabalho visando ao estudo detalhado dos dispositivos infralegais e mecanismos de gestão e controle.

 

Site do Confea: Qual abordagem a coordenadoria dará às ações de fiscalização das atividades profissionais?
Guilherme:
No ano de 2019, a CCEEF deliberou propostas de atualização e disponibilização do manual de fiscalização, além da definição do planejamento de fiscalização, como delimitação de metas e indicadores de fiscalização a serem monitorados e divulgados nos sites dos Creas. No ano de 2020 deverá ser monitorado o andamento destas propostas, e mediante aprovação das mesmas, deverão ser intensificados os trabalhos junto aos regionais para que as ações de fiscalização sejam realizadas nas atividades indicadas pela CCEEF. Também, em atendimento à Decisão PL N° 0045/2020, serão intensificadas as ações de fiscalização de atividades que envolvam risco à vida, situação constantemente verificada nas atividades florestais.


Site do Confea: No final de sua gestão à frente da coordenadoria, quais entregas espera fazer?
Guilherme:
Os trabalhos da CCEEF têm se voltado especialmente para que as atividades da engenharia florestal sejam realizadas por profissionais devidamente habilitados e qualificados. Ao final do mandato, buscamos o cumprimento integral das propostas do plano de trabalho, visando à valorização da profissão e à defesa da sociedade.

 


Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro, André Almeida e Edinaldo Rufino/Confea