Em 2023, público da Soea será recepcionado em Gramado, na Serra Gaúcha

Soea_logo.jpeg

Brasília, 28 de julho de 2022.

No próximo ano, os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua serão recepcionados em Gramado (RS) durante a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em data a ser definida pela Comissão Organizadora Nacional. Esta será a terceira vez que o Crea do Rio Grande do Sul irá sediar o maior evento do Sistema. As outras edições foram em 1993 e 2013.

A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (28/7) pelo plenário federal, que acatou a proposta vinda do Colégio de Presidentes (CP) dos Creas. “Em nome da presidente Nanci, que nos escuta neste momento, quero fazer um agradecimento e expressar sentimento de gratidão pela oportunidade de o povo gaúcho recepcionar o Brasil inteiro nesta importantíssima Semana Oficial. A todos, muito obrigada, e contem sempre com a hospitalidade gaúcha”, afirmou a conselheira federal eng. agr. Andréa Brondani, em manifestação no plenário.

Apoio institucional
Ainda durante a sessão plenária nº 1.609, foi aprovado apoio institucional do Confea para realização dos seguintes eventos nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, por meio da locação de estandes:

  • Exposição Feira Agropecuária e Industrial do Norte Pioneiro, de 17 a 21/8, em Santo Antônio da Platina (PR);
  • 63º Congresso Brasileiro de Concreto, de 11 a 14/10, em Brasília (DF);
  • 15ª Ficafé - Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, de 18 a 20/10, em Jacarezinho (PR).

Congresso Paranaense de Engenheiros Civis
A primeira edição do Congresso Paranaense de Engenheiros Civis (Cpenc) é outra agenda que terá patrocínio do Conselho Federal. O assunto foi pautado pelo presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Paraná (Abenc-PR), eng. civ. Cirus Itiberê da Cunha. Em visita ao Confea, o dirigente convidou conselheiros e internautas que acompanhavam a sessão plenária para o evento que acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto, na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba (PR).

“Matriz Infraestrutura Nacional” será o tema da palestra magna que abrirá a agenda, como anunciou o presidente da entidade. “O Cpenc contará com debates técnicos e palestras com temas de grande interesse da classe e profissionais de alto nível, que são referências em suas áreas. É uma oportunidade única de abrir um universo de assuntos e conhecimentos a jovens profissionais, da mesma forma que assegura um debate qualificado entre profissionais que estão há tempo na ativa”, detalhou Cunha.

Presidente da Abenc-PR, Cirus Itiberê da Cunha (dir.), conselheiro federal Daniel Sobrinho e o presidente em exercício João Carlos Pimenta

Divulgação
A campanha de comunicação do Confea para o segundo semestre foi autorizada pelos conselheiros. Fiscalização no interior do Brasil, Agronomia sustentável e 77ª Soea presencial são alguns dos temas que o Conselho irá divulgar ao público nos próximos meses.

SEI multiórgãos
O Acordo de Cooperação Técnica entre Confea e Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) também recebeu aprovação. A cooperação visa renovar a cessão de direito de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), para utilização pelo Confea, enquanto cessionário, e com anuência para inclusão dos Creas em sua base única. Neste formato multiórgãos, os entes do Sistema poderão compartilhar o mesmo ambiente e seguirão padrões normativos de uso. Modernização de processos administrativos com redução da burocracia; aumento da segurança e recuperação da informação; transparência aos atos de gestão; e agilidade na tomada de decisão são algumas das vantagens do SEI multiórgãos.

Registro de entidade
O plenário decidiu por homologar o registro da Associação Sergipana dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (Aseest), no Crea-SE, excepcionalmente, para o ano de 2023, a fim de que as disposições normativas sejam atendidas integralmente.

Representações
Os conselheiros eng. agr. Luiz Lucchesi (titular) e Andréa Brondani (suplente) foram indicados para participar do Comitê Internacional de Gestão de Riscos de Desastres (CDRM) da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (WFEO/Fmoi) neste ano e no próximo. O comitê trabalha para disseminar no mundo a redução do risco de desastres, desenvolvendo e promovendo políticas, estratégias e práticas para gestão de redução de riscos a fim de mitigar desastres causados por fenômenos naturais. Busca ainda fortalecer a visibilidade e a presença do comitê no setor público, nas instituições acadêmicas e organizações multilaterais. É formado atualmente por 19 membros de 16 países e conta com cinco grupos de trabalho: planejamento de uso da terra; sistemas de infraestrutura; gestão de dados; capacitação; e quadros institucionais.

Já os conselheiros eng. mec. Michele Ramos e eng. eletric. Evânio Nicoleit vão integrar o Grupo Técnico Operacional (GTTO) responsável pelo acompanhamento do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Confea e Ministério Público do Trabalho (MPT), que trata do tema acessibilidade. A participação será durante o biênio 2022/2023.

No mesmo período, os eng. civ. Estêvão Ribeiro (titular) e o eng. civ. Nivaldo Pedrosa (suplente) irão representar o Confea junto ao Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), ligado ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea