Engenharia Industrial unida para solucionar problemas nacionais

Brasília, 11 de março de 2022.

Na gestão da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI) pelo segundo ano consecutivo, o eng. mec. Eder Ramos (Crea-BA) trabalha com foco na união da classe profissional voltada para o enfrentamento tanto dos problemas nacionais quanto da atuação de pessoas não qualificadas no âmbito da engenharia. “É preciso desenvolver o senso de orgulho da nossa engenharia e a valorização de nossos profissionais; e o grupo que está formando a CCEEI este ano já demonstrou em sua primeira reunião que está bem alinhado a isso”, comenta na entrevista a seguir o coordenador titular que, no ano passado, ocupou o posto de adjunto no colegiado.

Ao lado do eng. mec. Francis Franco (Crea-MG), em 2022, ele lidera o fórum consultivo desde o 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, promovido em Brasília, em fevereiro, quando foi realizada eleição e definidos o plano de trabalho anual e o calendário de reuniões.

Além de engenheiro mecânico, Ramos é técnico em usinagem, mecânico especialista em aeronaves e ex-tripulante operacional da Força Aérea Brasileira. Já foi coordenador de fabricação de moldes e matrizes para injeção de polímeros, e auditor certificado para sistemas de gestão da qualidade, certificação de pessoas e laboratórios de metrologia. Atualmente é engenheiro de desenvolvimento de produto na indústria automotiva, especializado na análise de falhas veiculares, onde trabalha há 12 anos.

Site do Confea: Dos assuntos tratados no 11º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, quais os que predominam no plano de trabalho da coordenadoria?

Eder Ramos: O Encontro de Líderes deste ano foi marcado pela forte presença de parlamentares, e isso estabeleceu um ambiente ideal para iniciarmos um acompanhamento mais objetivo dos projetos de lei de interesse da engenharia que tramitam no Congresso Nacional. As coordenadorias já vinham sendo demandadas para esta questão desde 2021, por meio da pauta fixa definida pelo Plenário do Confea, mas a necessidade de uma regulamentação mais específica em algumas áreas, por exemplo, o sombreamento de atividades de profissionais de outros conselhos profissionais, está exigindo uma atenção muito maior do Sistema Confea/Crea. Outro assunto trazido para este Encontro de Líderes e que me deixou muito satisfeito foi o painel de debates do Programa Mulher, do qual sempre fui um especial apoiador. Isso nos incentivou a criar e aprovar na CCEEI um grupo de trabalho especial para 2022 com o objetivo de discutir sugestões ao sistema profissional no sentido de desmistificar junto à sociedade a ideia de que a engenharia mecânica é profissão de homem. O GT vai ser coordenado pela conselheira do Crea-MT, engenheira mecânica Priscila Rockenbach, atualmente a única mulher na coordenação de uma câmara especializada da modalidade industrial do país. Apesar de o tema não estar diretamente relacionado às diretrizes estabelecidas pela Comissão de Ética e Exercício Profissional, o GT teve uma receptividade excepcional na CCEEI. Além da coordenação de Mato Grosso, o GT é composto pelos coordenadores regionais do Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Santa Catarina e Sergipe.

Primeira reunião do ano da CCEEI, durante o 11º Encontro de Líderes, em fevereiro. A coordenadoria terá mais três encontros até dezembro


Site do Confea: Considerando que as profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências são caracterizadas por realizações de interesse social e humano, quais grandes temas nacionais estarão na agenda prioritária da coordenadoria em 2022?

Eder Ramos:
Sem dúvida a fiscalização de hospitais e o cumprimento do Plano de Manutenção, Operação e Controle, o PMOC, continuam na agenda prioritária da CCEEI em 2022. As Resoluções do Conselho Federal dos Técnicos, que equiparam os técnicos de nível médio com os bacharéis, são assuntos igualmente urgentes e que exigem um olhar especial por parte do Sistema Confea/Crea, pois não só afetam a qualidade das obras em geral, mas também colocam em risco a saúde e a segurança da população ao permitir que profissionais sem formação adequada atuem no mercado.


Site do Confea: Considerando as diretrizes e assuntos definidos para as Coordenadorias de Câmaras Especializadas e Comissões de Ética dos Creas – entre eles, subsídios técnicos sobre as resoluções dos Conselhos de Técnicos; informações do Banco Nacional de ARTs para fins de fiscalização; posicionamento sobre as propostas legislativas; entre outros temas – como o senhor pretende coordenar o trabalho, de acordo com o que foi definido pelo plenário do Confea?

Eder Ramos: Formamos grupos de trabalho para cada um desses temas compostos por coordenadores regionais que possuem grande experiência no assunto. Além disso, estamos programando a presença de alguns convidados especiais que detêm reconhecida expertise nesses tópicos para que nos auxiliem no aprimoramento das propostas a serem formuladas.

Coordenadores Eder Ramos (dir.) e Francis Franco


Site do Confea: Qual abordagem a coordenadoria dará às ações de fiscalização das atividades profissionais, nestes tempos de pandemia?

Eder Ramos: Em 2021, a CCEEI discutiu o tema fiscalização durante a pandemia, trazendo dos Regionais as boas práticas implementadas neste período. E como era de se esperar, muitos Creas adotaram a fiscalização inteligente com o uso da tecnologia e o acompanhamento a distância para cumprir sua função. Com base no que aprendemos em 2020 e 2021 estou certo de que poderemos contribuir com muita propriedade para que o sistema profissional avance para um novo patamar de atuação, em que a fiscalização ostensiva dê lugar a uma fiscalização mais tecnológica, direcionada e assertiva.


Site do Confea: No final de sua gestão à frente da coordenadoria, qual a marca que pretende deixar para os profissionais e para o Sistema?

Eder Ramos: Sem dúvida, a união da nossa classe profissional no enfrentamento dos problemas nacionais e no combate a atuação de pessoas não qualificadas no âmbito da engenharia. Estamos gastando muito tempo discutindo sombreamentos internos, enquanto outros sistemas profissionais avançam em campos da engenharia para os quais não detêm formação adequada. É preciso desenvolver o senso de orgulho da nossa engenharia e a valorização de nossos profissionais; e o grupo que está formando a CCEEI este ano já demonstrou em sua primeira reunião que está bem alinhado a isso.

Leia mais:
Coordenadoria de Engenharia Industrial valoriza a continuidade das ações

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro, Thiago Zion, Hugo Rafael, Reisy Ruzzi e André Almeida/Confea