Coordenadoria de Engenharia Industrial valoriza a continuidade das ações

Brasília, 23 de fevereiro de 2021.

Neste ano, a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI) escolheu os representantes do Crea-BA, Eder Ramos, e do Crea-MG, Francis Franco, para liderarem o fórum consultivo do Sistema Confea/Crea. Os dois foram eleitos coordenadores titular e adjunto, respectivamente, no 11º Encontro de Líderes, em Brasília, momento em que também foram definidos o plano de trabalho anual e o calendário de reuniões.

Calendário de reuniões ordinárias da CCEEI 2022
Data  Local
16 a 18/5 Brasília (DF)
2 a 4/8 Foz do Iguaçu (PR)
5 a 7/12 Brasília (DF)

Calendário de reuniões e plano de trabalho seguem agora para apreciação e deliberação da Ceep e do plenário federal.

Além da pauta prioritária definida pela Decisão PL nº 0037/2022, do Confea, que aprovou diretrizes para as coordenadorias de câmaras, foram estabelecidos temas que serão acompanhados de perto pelo colegiado. “Ensino à Distância, atribuições profissionais e responsabilidade técnica na área de gás natural veicular, e fiscalização de hospitais e clínicas são alguns dos assuntos que terão acompanhamento de grupos de trabalho ao longo do ano”, afirma o eng. mec. Eder Ramos, para quem a continuidade das ações é fundamental. “A fiscalização de profissionais na manutenção em hospitais e clínicas visa garantir a responsabilidade técnica e a proteção da sociedade”, comenta Ramos, enfatizando que essa temática definida em Decisão Plenária pelo Confea em 2020 permanece como prioridade na agenda da Industrial. “Essa fiscalização é baseada no Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de sistemas de climatização, com foco na qualidade do ar”, frisa.

À direita, coordenador titular Eder Ramos (Crea-BA) acompanhado do adjunto Francis Franco (Crea-MG)

Para Ramos, a sequência das ações ganha força com a interação entre a coordenadoria, a Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) e as áreas de apoio do Confea. “Essa nova forma de atuação conjunta contribui demais para a regularidade dos trabalhos porque hoje conseguimos integrar com mais objetividade as diretrizes do Conselho Federal com o que estamos vendo nas bases dos Conselhos Regionais, e isso é sensacional”, salienta o coordenador que, no ano passado, ocupou o posto de adjunto na CCEEI. “Este ano está sendo promissor por conta dessa integração”, acrescenta ao avaliar positivamente as orientações que os membros do colegiado receberam durante o inédito treinamento para coordenadores, no dia 16.

Coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), Renan Guimarães repassou orientações sobre diretrizes

A capacitação esclareceu normativos e trâmites institucionais necessários para o funcionamento do fórum consultivo. “Foi fundamental para repassar orientações, especialmente, para os novos integrantes da coordenadoria”, avalia Ramos.

Veja mais fotos no Facebook do Confea

Representantes da Ceep também estiveram na reunião para explicar diretrizes e apontar como os trabalhos precisam ser desenvolvidos. Já a Assessoria Parlamentar compartilhou instruções sobre atuação em prol das demandas no Legislativo. Com auxílio do sistema contratado para monitoramento de leis, a assessoria irá listar os assuntos prioritários – aqueles de interesse do Sistema, os definidos pelo governo ou ainda os que estão em regime de urgência –, para posteriormente encaminhá-los para manifestação técnica das coordenadorias. A partir da resposta desses fóruns consultivos, a área parlamentar irá traçar estratégias de atuação.

O grupo teve ainda a oportunidade de esclarecer questões jurídicas com especialistas da Procuradoria do Conselho Federal, que solicitaram aos coordenadores da Industrial argumentos técnicos para subsidiar pareceres e posicionamentos institucionais.

Entidades
Representantes da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial e da Confederação Pan-Americana de Engenharia Mecânica e Elétrica e Ramos Afins (Copimera) marcaram presença na agenda e reforçaram a intenção de diálogo direto com a CCEEI.

À direita, Jorge Nei Brito, vice-presidente da Copimera

Em breve, o site do Confea trará entrevista com o titular da CCEEI sobre as propostas de trabalho e expectativas para o ano. Confira a cobertura do 11º Encontro de Líderes no site do Confea e no canal do Conselho no Youtube (www.youtube.com/confea10).

Assista à produção da #TVConfea:

Leia mais:
Abertura do 11º EL reúne parlamentares e lideranças do Sistema Confea/Crea

Conheça as lideranças dos fóruns consultivos do Sistema de 2022

Café e Política atrai parlamentares de diversas matizes

Coordenadores de câmaras especializadas participam de treinamento inédito

Painel do Programa Mulher discute participação no Sistema e na sociedade

Encontro nacional reúne comitês regionais do Programa Mulher

Confea encerra 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro, Thiago Zion, Hugo Rafael, Reisy Ruzzi e André Almeida/Confea