Eventos técnico-científicos e encontros institucionais na pauta da plenária 1.635

Ao lado do conselheiro federal geol. Mário Cavalcanti, presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, conduz a plenária 1635
Ao lado do conselheiro federal geol. Mário Cavalcanti, presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, conduz a plenária 1635

Brasília, 26 de abril de 2023.

O pleno federal aprovou, nesta quarta-feira (26/4), a participação do Confea em três eventos técnico-científicos, com estande e apoio institucional, a partir do aporte de R$ 30 mil para cada projeto. Confira onde o Conselho Federal estará presente nos próximos meses, divulgando a marca e levando informações para profissionais, pesquisadores e estudantes:

Evento técnico-científico Data Local
Science & Business Connection 23 e 24 de maio  São José dos Campos (SP)
Agropec 2023 - Cereais de Inverno 24 a 26 de maio Cascavel (PR)
Feira Internacional de Tecnologia Agrícola e Negócios 6 a 10 de junho Luís Eduardo Magalhães (BA)

Gestão
Com foco na melhoria da gestão institucional, foi aprovada durante esta sessão plenária 1.635, a realização dos seguintes encontros técnico-operacionais:

Encontro Data Local
3º Enarh - Encontro Nacional de Recursos Humanos do Sistema Confea/Crea 16 e 17 de maio  Brasília (DF)
3º Enapar - Encontro Nacional de Assessoria Parlamentar do Sistema Confea/Crea 22 e 23 de junho Brasília (DF)
1º Engdoc - Encontro Nacional de Gestão Documental do Sistema Confea/Crea 6 e 7 de novembro Brasília (DF)
Erfisc - Encontro Regional de Fiscalização do Sistema Confea/Crea - Nordeste 29 e 30 de maio Aracaju (SE)


Homenagem

Com um minuto de silêncio em homenagem ao engenheiro eletricista Carlos Roberto Aguiar de Brito, o Carlão, ex-presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco e fundador da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), falecido no último dia 12 de abril, o presidente em exercício eng. eletric. Evânio Nicoleit liderou a plenária 1.635, nesta quarta (26/4).

Evânio conduziu as manifestações de informes da Mútua, das comissões permanentes, Comissão Eleitoral Federal, Comissão do Mérito, Comissão Organizadora da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – Consoea, Congresso Técnico-Científico – Contecc, Comissão Organizadora da Copimera e ainda comissões temáticas, grupos de trabalho e dos conselheiros federais.

A plenária foi acompanhada pelo coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filho; coordenador do Cden, eng. agr. Kleber Santos; diretor de Benefícios da Mútua, eng. civ. Carlos Eduardo de Vilhena; coordenador nacional da coordenadoria de câmaras especializadas de Engenharia de Agrimensura (CCEAGRI), engenheiro cartógrafo Pedro Luís Faggion, e pela coordenadora adjunta da coordenadoria nacional de câmaras especializadas de Engenharia Florestal, eng. ftal. Denise Baptista Alves.

Abertura da plenária foi bastante prestigiada
Abertura da plenária foi bastante prestigiada


Também acompanharam presencialmente a plenária os presidentes de Creas, eng. amb. Nanci Walter (Crea-RS); eng. civ. e de seg. trab. Lamartine Moreira (Crea-GO); eng. civ. Jorge Silveira (Crea-SE); diretora administrativa da Mútua, eng. agr. Giucélia Figueiredo; presidente da Federação Nacional dos Tecnólogos, tecg. José Gomes; vice-presidente da Federação Nacional dos Tecnólogos, tecg. Dário Antonio de Almeida; e o diretor administrativo da entidade, tecg. Edson Silva; além dos inspetores das cidades goianas de Formosa, Goianésia, Goiatuba, Iporá e Minas Sul, e ainda a vice-presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul e presidente da Associação Bageense de Engenheiros Agrônomos, eng. agr. Marta Hamm.
 

Coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filho
Coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filho

Informes
Presidente do Crea-PI, o engenheiro agrônomo Ulisses Filho destacou a reunião ordinária realizada em Olinda, entre os informes do Colégio de Presidentes, por ele coordenado. “Destaco o debate sobre a Resolução 1.137/2023, em que o plenário estabeleceu parâmetros para a implementação da Nova Lei de Licitações pelos regionais. Foi proposta a criação de uma comissão para elaborar um manual para atuar em torno da Resolução. Temos um ano para elaborar esse Manual, em função do adiamento da nova Lei de Licitações”, destacou.
 

Coordenador do Colégio de Entidades Nacionais - Cden, eng. agr. Kleber Santos
Coordenador do Colégio de Entidades Nacionais - Cden, eng. agr. Kleber Santos

Já o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais – Cden, eng. agr. Kléber Santos, destacou as sugestões de temas e palestrantes para a 78ª Soea. “As entidades têm trabalhado 10 propostas de políticas públicas, provocadas pelo Confea, e vamos em breve sistematizá-las para encaminhamento”. Outra demanda é a intenção de o Cden ter uma participação mais efetiva nos grupos de trabalho e comissões temáticas. “Estamos à disposição para indicar especialistas”.  Ele também colocou o Cden à disposição para a sugestão de nomes ao Contecc e convidou todos a participar da segunda reunião ordinária do Cden, a ser realizada em Vitória (ES), de 15 a 17 de maio.
 

Coordenadora adjunta da CCEEF, eng. ftal Denise Baptista Alves
Coordenadora adjunta da CCEEF, eng. ftal. Denise Baptista Alves

A coordenadora adjunta da CCEEF destacou os 10 anos da Coordenadoria nacional na próxima semana, em reunião a ser realizada em São Paulo. “Se existem especialidades, existem restrições. Se existem restrições, as atribuições são restritas, caso contrário, não teríamos engenharias e especialidades separadas”, disse, manifestando sua esperança de chegar ao consenso em relação a temas como o manejo e o inventário florestal. “Devemos ter novas normas para que tenhamos menos divergências. Precisamos trabalhar em conjunto”, comentou Denise.
 

Coordenador da CCEAGRI, engenheiro cartógrafo Pedro Luís Faggion
Coordenador da CCEAGRI, engenheiro cartógrafo Pedro Luís Faggion

Já o coordenador Pedro Luís, à frente da CCEAGRI, destacou que há muito a se discutir em relação ao georreferenciamento. “É um tema que me deixa muito preocupado. Temos uma resolução do Conselho sobre o georreferenciamento rural que tem condições diferentes do georreferenciamento urbano”, disse, colocando a coordenadoria à disposição para discussões sobre o tema.
 

Diretor de Benefícios da Mútua, eng. civ. Carlos Eduardo Vilhena
Diretor de Benefícios da Mútua, eng. civ. Carlos Eduardo Vilhena


Mútua
Diretor de Benefícios da Mútua, o engenheiro civil Carlos Vilhena apresentou a proposta de uma plataforma denominada Programa de Fiscalização Inteligente – Profi, com a qual a entidade busca contribuir com o aprimoramento da fiscalização no Sistema. Ele também destacou a participação da Mútua na Feira Internacional da Construção – Feicon, de 11 a 14 de abril, em São Paulo, e, no mesmo período e cidade, no 96ª Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

Diretora Administrativa da Mútua, eng. agr. Giucélia Figueiredo
Diretora administrativa da Mútua, eng. agr. Giucélia Figueiredo

Assédio
Um dos temas tratados pela entidade durante estes eventos foi a prevenção ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação no Ambiente de Trabalho, apresentado aos conselheiros e aos demais presentes pela diretora administrativa da Mútua, eng. agr. Giucélia Figueiredo. “Fico honrada em fazer parte dessa história em que aprovamos por unanimidade essa política no âmbito da instituição. Esses assédios são uma constante na sociedade, e a Mútua vai assim ao encontro do que preceituam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, disse, informando que a Mútua instituiu uma comissão de prevenção ao assédio com representação dos trabalhadores.

“No Confea, estamos trabalhando pelo fortalecimento da participação feminina, pela equidade de gênero e também muito importante essa ação de combate ao assédio e de qualquer forma de discriminação. Vejo com muitos bons olhos essa ação que está alinhada ao que estamos fazendo em todo o Sistema Confea/Crea”, comentou o presidente em exercício do Confea. A conselheira federal eng. mec. Michele Costa, que atuou por dois anos como membro do Comitê Gestor do Programa Mulher, parabenizou a Mútua pela iniciativa. “As questões de assédio acontecem todos os dias”. Os conselheiros federais eng. eletric. Sérgio Maurício, eng. eletric. Genilson Pavão e eng. civ. Carmen Petraglia também manifestaram seu apoio à iniciativa.

Henrique Nunes e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea