Geração de emprego e renda será foco do Confea em 2022, diz Joel Krüger

O exercício profissional das engenharias, da agronomia e das geociências entra em foco na terceira temporada da série Agronomia Sustentável, programa do Canal Rural. Para entender o papel do setor em 2022, ano de intensas atividades políticas e econômicas e ainda na esteira da pandemia, a equipe do programa foi para Brasília, na sede do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), conversar com o presidente da entidade, Joel Krüger.

Confira a entrevista

Segundo ele, a grande meta para este ano é trabalhar em prol do desenvolvimento nacional amparado na geração de emprego e renda. “Sofremos muito nesse período de pandemia, mas mesmo assim tivemos um crescimento interessante dentro da engenharia e agronomia. Quando analisamos as nossas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), houve um crescimento em torno de 10% no ano passado", afirma.

Diante da importância econômica da engenharia, geociências e agronomia, Krüger diz ser fundamental que a sociedade tenha consciência do papel de cada uma dessas profissões. Para tanto, os conselhos regionais (Creas) formularam 83 projetos de parcerias na área de comunicação ao longo de 2021, com investimento de, aproximadamente, R$ 3.5 milhões. “Isso para a sociedade ficar mais consciente sobre a importância de um profissional qualificado no dia a dia”, enfatiza.

Papel do Confea no agronegócio

O presidente do Confea também destaca que de 2020 para 2021, houve um aumento de 15% no número de profissionais de agronomia no campo. Para ele, o papel desses especialistas é fundamental para que o país continue aumentando a sua produtividade sem precisar elevar a área plantada. “Tudo isso com tecnologia, ciência e desenvolvimento. A pesquisa na área da agronomia é muito importante, assim como técnicas de plantio, de manejo no solo, controle de pragas […]. Se olharmos para o futuro, em 2050, por exemplo, a previsão é que o Brasil concentre quase 40% da produção de alimentos do mundo […]. Por isso a tecnologia, a ciência que trazemos é fundamental”, explica.

Krüger lembra ainda que, quando se fala em produção agropecuária, o engenheiro agrônomo é um dos primeiros profissionais lembrados, mas existem inúmeros outros que contribuem para o sucesso do setor e de vários outros segmentos. Esse é, aliás, o foco da terceira temporada do Agronomia Sustentável: mostrar que as atividades desempenhadas por esses especialistas abrangem diversas áreas, da meteorologia à moda.

Termômetro da economia

Entre as diversas engenharias, a civil acaba sendo um termômetro para a economia de um país. “Quando temos crise econômica, uma das primeiras atividades que tem redução [de crescimento] é a construção civil e, da mesma forma, quando se tem uma retomada econômica, é uma das primeiras a reagir. No ano de 2021 tivemos uma retomada, um certo crescimento da construção civil, mas também enfrentamos algumas dificuldades, como o encarecimento e até falta dos materiais de construção […]. Tivemos em 2021 um acréscimo em torno de 5% de profissionais de engenharia civil no mercado de trabalho", conta o presidente do Confea.

Segundo ele, na cadeia produtiva, abordando a construção civil como exemplo, não basta ter apenas engenheiros qualificados, mas sim todos os funcionários envolvidos em um canteiro de obras. “A construção civil não é a mesma de dez, 15 anos atrás. Temos novas técnicas construtivas, equipamentos, novos materiais, então precisamos ter cada vez mais treinamento permanente e qualificação de mão de obra em todas as atividades da cadeia da construção civil”.

O presidente do Confea salienta, também, que a engenharia perpetua-se na grande maioria das atividades que as pessoas exercem no dia a dia, como na energia elétrica da casa, no café da manhã, no transporte até o trabalho, nos computadores da empresa, no contato feito por mensagens de celular, entre diversas outras tarefas que, para acontecerem, precisaram ser fruto do trabalho e da invenção de profissionais da engenharia, agronomia e das geociências.

O programa Agronomia Sustentável é uma realização do Canal Rural com o Sistema Confea e vai ao ar todos os sábados, às 9h, com reprise aos domingos, às 7h30. 

Canal Rural