Horácio Lucateli Costa Brasil

Engenheiro Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1972; Pós-graduado  em Geotecnia e Transporte pela Universidade Federal de Campina Grande, em 1974; Mestre em Planejamento de Sistema de Transporte pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ), em 1978.

Nascimento: 11 de junho de 1949
Falecimento: 12 de setembro de 2017
Naturalidade: Salvador (BA)
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA)

O soteropolitano Horácio Lucateli Costa Brasil formou-se na Universidade Federal da Bahia. Foi também na terra de Jorge Amado que construiu uma carreira pautada pela ética, competência e respeito para com as pessoas. A estruturação do transporte urbano de Salvador se deve muito ao trabalho desempenhado como secretário de Transportes na década de 80.  Em mais de quatro décadas de profissão, Brasil trabalhou em inúmeros projetos na área de mobilidade pelo país, tornando-se assim referência na área de transporte público. Durante anos exerceu o cargo de superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (SETPS), sempre focado na melhoria das condições do transporte público de passageiros da região.

Os amigos descrevem Horácio como um homem de conversas inteligentes com profundo gosto literário e sempre com conselhos oportunos. A amabilidade, somada à competência, fez do profissional um homem que marcou positivamente as pessoas com quem trabalhou.

Ao revisitar as histórias acumuladas em 40 anos de amizade, o amigo Carlos Batinga relembra emocionado os momentos com Horácio. “Ele era mais que um amigo, era meu irmão. Passamos muitos réveillons juntos em sua casa em Salvador bem como muitas festas juninas em minha casa na Paraíba”, relembra. 
Batinga acredita que o maior legado deixado pelo amigo refere-se à capacidade de escutar, de respeitar as pessoas, de ouvir as ideias, ainda que discordantes das suas, sem discriminação ou julgamento.

Os dois começaram a trabalhar juntos em 1976, não só em Salvador, mas em projetos em Natal e até na Venezuela. No decorrer desses anos, cada um seguiu sua trilha profissional, nem sempre juntos nas mesmas empreitadas, mas em permanente contato para debater as ideias profissionais, para compartilhar as confidências da vida pessoal. Mas quis a vida, sabendo da intensidade dessa amizade, que Batinga e Horácio estivessem trabalhando juntos naquele que seria seu último trabalho, no ano de 2017. Assim o amigo que participou do início da trajetória profissional esteve presente e atuante no projeto que encerraria sua carreira, precocemente abreviada por um câncer raro. Entretanto, o legado profissional deixado pelo engenheiro servirá sempre de inspiração para aprimorar o transporte público não só na capital baiana, mas no Brasil como um todo.

Seguindo os princípios do caratê, arte marcial que praticou a vida inteira, Horácio estava sempre em busca de ser um indivíduo melhor para si mesmo e para a comunidade, e isso se refletia na seriedade com que lidava com o tema transporte público, que tanto impacta a vida das pessoas.

Horácio, com seu riso fácil, prosa marota e presença de espírito estará sempre na memória daqueles que tiveram a honra de conhecer este magnífico ser humano. Essas recordações têm como trilha sonora “O que é? O que é?” sua música favorita.  “É o sopro do criador numa atitude repleta de amor”, diria o nosso homenageado parafraseando Gonzaguinha.

Por meio das Honrarias do Mérito, o Sistema Confea/Crea registra sua homenagem a esse engenheiro civil pelo relevante serviço prestado ao país.


Trajetória Profissional
Engenheiro de Planejamento de Transportes da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes – Geipot (1975-1979);  Técnico da  Empresa Brasileira de Transportes Urbanos – EBTU, onde também foi chefe do Departamento de Planejamento de Transporte Urbano (1979-1983); Professor visitante do curso de pós-graduação em Administração de Empresas da Universidade Federal da Bahia – Gestão dos Transportes (1985); Secretário Municipal de Transportes de Salvador (1986-1988); Gerente de Negócios na área de Infraestrutura de Transportes da empresa Góes Cohabita Construções S.A. (1989-1990); Consultor autônomo de Planejamento e Operações em Transporte Urbano (1991-1994); Assessor da Diretoria da  Viação Águia Branca (1995-1997); Diretor-superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador – SETPS (1997-2015); Diretor-executivo da CSN Transportes Urbanos SPE S.A. (2015-2017).