Hugo Paiva Junior vence eleição e assume o Crea-PB até dezembro de 2023

Brasília, 23 de maio de 2022.

Com 1.153 votos (71,97% do total de votos válidos), o eng. civ. Hugo Barbosa de Paiva Junior foi eleito nesta segunda-feira (23/5) para exercer mandato de presidente do Crea-PB até 31 de dezembro de 2023. Agora, o resultado será encaminhado pela Comissão Eleitoral Federal (CEF)  ao plenário para homologação, o que deverá acontecer até sexta-feira (27/5), conforme regulamento. Acompanhe a sessão plenária ao vivo!

O eng. civ. Hugo Barbosa de Paiva Junior possui curso técnico em Edificações pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Engenharia Urbana na área de Análise de Riscos e Desastres e especialização em Gestão Pública Municipal, ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem 15 anos de experiência em atividades relacionadas à Engenharia Civil, incluindo planejamento, gerenciamento, fiscalização, execução, projetos e orçamentos de obras civis. Foi consultor de órgãos públicos na área de Gestão Pública, como coordenador em Defesa Civil, na elaboração de Planos de Contingência e em gestão de projetos. No Sistema, já foi conselheiro do Crea-PB.

Tecnologia
Essa foi a primeira vez que um presidente de Regional teve o pleito processado por meio virtual. O Crea-PB teve eleição neste mês porque seu presidente eleito em 2020 faleceu em agosto do ano passado. O regimento do Crea estabelece, em seu art. 84, que em caso de vacância do cargo de presidente, deve haver nova eleição. Neste caso, o recém-eleito exercerá mandato até o fim de 2023, ano de eleições gerais do Sistema Confea/Crea.

O rito de apuração e divulgação dos votos foi realizado no plenário do Confea, entre 19h e 19h25

Segundo o coordenador da CEF, o processo eleitoral aconteceu dentro da normalidade. “A comissão acompanhou esta importante eleição e não houve nenhuma intercorrência, nem registro de problemas ou defeitos; isso é positivo para nosso Sistema”, afirmou o conselheiro federal eng. civ. Daltro de Deus Pereira, agradecendo o empenho de todos que trabalharam para o sucesso do sufrágio.

O presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Daniel Sobrinho, caracterizou o momento como histórico, especialmente por ser um sucesso em termos de participação. “Na última eleição do Crea da Paraíba, a quantidade de eleitores foi de 6% [do total de profissionais aptos]; e nesta agora foi alcançada a marca de 23,7%”, registrou, ao pontuar como a tecnologia tem garantido aos profissionais o direito de voto com mais facilidade e transparência.

Os integrantes da CEF comentaram os pontos positivos do processo eletrônico. O eng. eletric. Genilson Pavão ressaltou como o Sistema Confea/Crea tem conseguido realizar a “tão almejada eleição digital” com eficácia e tecnologia. Nessa linha, a eng. mec. Michele Ramos lembrou que o procedimento eletrônico atende à demanda dos profissionais registrada em Congressos Estaduais. Já o eng. eletric. José Miguel Lima reconheceu a consolidação do modelo de votação online como ato democrático, o que foi reforçado pelo eng. ftal. Ricardo Lüdke, ao acrescentar que a meta é realizar as eleições gerais em 2023 com a mesma eficiência. 

O pleito foi promovido das 8h às 19h (horário de Brasília-DF). Puderam participar os profissionais registrados e em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea até 22 de abril. O sistema de votação eletrônica pôde ser acessado por equipamentos particulares conectados à internet, como celular, tablet e notebook. O Crea também disponibilizou na sede e nas inspetorias computador com conexão à internet em um espaço que garantiu sigilo do voto. As senhas foram enviadas por e-mail ou SMS para todos os eleitores previamente cadastrados junto ao Regional. Dúvidas foram esclarecidas por telefone e pelo chat do portal https://votaconfea.com.br.

Comissão Eleitoral do Crea-PB acompanhou a apuração e o anúncio do resultado virtualmente

Para realizar a eleição do Crea-PB, o Confea contratou duas empresas: uma que fornece a tecnologia para a votação online e apuração dos votos, Infolog, e uma de auditoria, The Perfect Link. Representantes das duas instituições acompanharam o escrutínio, validando o método.

Felipe Arruda explanou os detalhes de contagem eletrônica, assegurando que o procedimento somente é possível por meio de uma senha e de um arquivo privado que ficam custodiados com a CEF. “Assim o sistema tem condição de descriptografar os votos, fazer a contagem e, em ato contínuo, fazer a emissão do relatório de resultado", explicou o especialista da Infolog. O responsável pela auditagem, por sua vez, ratificou que a eleição foi tranquila. "Houve 100% de disponibilidade do sistema para os eleitores, com bom tempo de resposta aos mesmos”, afirmou Fernando Barreira, ao comunicar, na sequência, que a próxima fase é a de emissão de laudo sobre o processo, prevista para acontecer em até 24 horas.

Da dir. p/ esq.: Fernando Barreira, Genilson Pavão, Michele Ramos, Daniel Sobrinho, Daltro de Deus, Miguel Lima, Talita Machado e Felipe Arruda


Leia mais:
Crea-PB promove primeiras eleições virtuais para presidente de regional

Eleições pela internet: Comissão Eleitoral Federal realiza testes
 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea