Ilha Contecc apresenta as diversas utilizações do drone agrícola 

Goiânia (GO), 5 de outubro de 2022. 

A segunda palestra da Ilha Contecc na tarde desta quarta-feira (5/10) foi sobre “Drone Agrícola - A aplicação aérea ao alcance de todos”. Na apresentação, os profissionais participantes da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) assistiram às várias formas de usar o drone na Agronomia, desde o mapeamento, passando pela pulverização de agrotóxicos e outros insumos, até a análise computadorizada de dados através de Inteligência Artificial. A apresentação foi feita pelo coordenador de Parcerias Estratégicas da XMobots, o eng. agr.  João Paulo Pedroso da Silva.

Nos dias atuais, o drone pode identificar e mapear falhas de plantio, estresse hídrico e doenças das plantas entre outras utilidades no Agro. Com isso, uma vez detectado o problema, o agricultor poderá tomar decisões mais assertivas, seguras e rápidas. Nesse cenário, os drones facilitam o levantamento de dados, fornecendo informações estratégicas aos agricultores. “Com os drones temos uma pulverização mais assertiva na área estabelecida devido à tecnologia do GPS, dos softwares e da Inteligência Artificial, além do custo baixo em comparação aos aviões e de operação aos caminhões de pulverização”, comparou o agrônomo João Paulo.

O apresentador mostrou a importância e o crescimento da tecnologia, principalmente dos drones na pulverização de agrotóxicos na agricultura brasileira. Nos aspectos técnicos ficou claro que o drone evita desperdícios, tem uma maior homogeneidade na aplicação e baixo risco de operação. “Temos inúmeros benefícios dos drones em relação às demais tecnologias usadas atualmente, o drone trabalha em qualquer topografia, tem uma maior facilidade operacional, infraestrutura mais simples e barata, trabalha em pequenas ou grandes áreas, custos baixos de manutenção, trabalha 24 horas por 7 dias, se for preciso. E tem performance com uso de baterias ao invés do uso de diesel ou gasolina de aviação e o principal: a segurança do operador, já que ela fica longe dos agrotóxicos”, concluiu o palestrante.

Reportagem: Daniel Lobato (Crea-AC)
Edição: Fernanda Pimentel (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Juliana Nogueira Fotografias