Crea-GO participa de lançamento do livro "Conversas entre meninas e engenheiras"

Goiânia, 26 de março de 2021.

Aconteceu hoje (23) o Lançamento do livro “Conversas entre Meninas e Engenheiras”  2ª Edição. O evento foi conduzido pela professora doutora Karla Hora, diretora da escola de engenharia civil e ambiental da UFG,  e contou com participação do presidente do Crea-GO, Dr. Lamartine Moreira, do Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, do Diretor Presidente de Furnas, Pedro Brito, da Engenheira Adriana Tonini, do CNPq, da  Engenheira  Marta Luz, docente da PUC Goiás e servidora de Furnas Centrais Elétricas.

O  evento  foi  online, pelo canal do YouTube da UFG. Durante a sua fala, o presidente do Crea-GO destacou o quanto é importante a presença das mulheres nos cargos de liderança, citando o número de conselheiras  que o Crea-GO possui: 10 conselheiras titulares e mais 7 suplentes, além das três  mulheres que  são membros da diretoria do Conselho.

O presidente do Crea também defendeu a igualdade de gêneros e  destacou o valor da mulher, lembrando  que o Crea-GO é o primeiro Conselho do Brasil  a ser signatário da ONU, no programa ONU Mulher. “Que ocorra uma igualdade entre as mulheres e os homens dentro da engenharia”, disse o presidente Lamartine. 

tela mostra participantes no lançamento do livro Conversas de Meninas e Engenheiras

Sobre o livro Conversas entre Meninas e Engenheiras - O livro Conversas entre Meninas e Engenheiras conta a estória da menina Maira. Ao entrar no ensino médio, ela começa a compreender as questões de gênero que permearam sua infância e adolescência. Depois de uma roda de conversa sobre Engenharias ocorrida na sua escola, ela se interessa pela profissão e busca entender por que existem poucas mulheres engenheiras. Após relacionar a pequena participação feminina na engenharia às relações de gênero, Maira busca inspirações em várias engenheiras que foram apresentadas na exposição “Engenheiras que nos inspiram”. O que a faz entender que a mulher pode (e deve) ser o que quiser.

O material, de caráter didático, tem por objetivo facilitar, na escola, a discussão sobre o acesso das meninas ao ensino superior na área de exatas, tecnologia e engenharias, refletindo sobre as relações na escola que envolvem os desafios para a promoção da igualdade entre homens e mulheres. O livro foi escrito por várias mãos (32 autoras e um autor), educandos e educadores, com o objetivo de dialogar com meninas que estão no ensino fundamental e médio sobre igualdade de gênero e engenharia.

Ele também pode ser destinado a apoiar ações de formação de educadores e educadoras sobre processos de promoção da igualdade entre meninos e meninas nas escolas. O material é um produto do Projeto Conversas de Meninas e Engenheiras: semeando oportunidade de gênero nas ciências, executado pela EECA/UFG e financiado pelo CNPq e PROEC/UFG. Contou com a parceira da EMC/UFG, PPG-GECON/UFG, PPGGeotecnia/UnB e de escolas públicas (CEPMJG, CEPWGS e EMMT) e o patrocínio do Crea-GO e da Eletrobrás Furnas Centrais Elétricas para sua publicação, todos imbuídos do desejo de contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva.

O livro pode ser baixado aqui.

Assessoria de Comunicação do Crea-GO e da UFG