Crea-SE reafirma apoio aos Tecnólogos e avalia proposta para criação de Grupo de Trabalho

Aracaju (SE), 18 de fevereiro de 2021.

A criação do Grupo de Trabalho dos Tecnólogos no Crea-SE foi um dos principais temas que pautou a reunião entre o presidente do Conselho, engenheiro civil,  Jorge Roberto Silveira e o presidente da Federação Nacional da categoria, o tecnólogo em Segurança do Trabalho, José Gomes de Andrade Filho. A Regulamentação da profissão de Tecnólogo na área da Engenharia e a tramitação da proposta da nova resolução 313 também nortearam a pauta do encontro.

“Ao instituir o GT, o Crea-SE assegura aos profissionais da área a oportunidade de participar e acompanhar mais de perto as questões de interesse da categoria, bem como os processos que correm nas câmaras e no plenário do Crea-SE”, afirma José Gomes.

Presidente do Crea-SE, Jorge Silveira e o Presidente da FNT, José Gomes alinham ações em defesa dos tecnólogos.

Na ocasião, José Gomes também reforçou a importância do auxílio do Crea-SE na luta pela regularização da profissão. “Pedimos o apoio do Conselho, no sentido de ampliar e avançar as discussões do Projeto de Lei 2245, que regulamenta a profissão de tecnólogo. Este PL tramita na Câmara dos Deputados desde 2007. Também pedimos o apoio na luta pela atualização da Resolução 313/1986 – que regula os registros e atribuições desses profissionais das áreas de engenharia, agronomia, meteorologia, geologia e geografia”, pontua o presidente da FNT.

 O presidente Jorge Silveira afirma que o Conselho apoia totalmente estas causas, principalmente por reconhecer a importância desse profissional para o desenvolvimento do país. “Os tecnólogos precisam se firmar em suas profissões e ter segurança jurídica, pois a ausência de regulamentação impacta o mercado de trabalho de forma significativa e negativa”, avalia o presidente do Crea-SE que se comprometeu a acompanhar de perto a tramitação das respectivas matérias.

Em relação à proposta de criação do Grupo de Trabalho dos Tecnólogos, o presidente Jorge Silveira ressalta que a representatividade desses profissionais no Conselho é de extrema importância para todos e que a proposta será encaminhada para avaliação em sessão plenária.

Fonte: Crea-SE