Confea apresenta nova carteira profissional com versão digital

Brasília, 19 de março de 2026.

A abertura da 2ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, nesta quinta-feira (19), foi marcada pela apresentação da nova carteira de identidade profissional em versão física e digital, que passará a ser enviada diretamente ao endereço dos registrados. “Temos uma solução nacional para emissão de carteiras”, anunciou o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, durante a entrega simbólica do novo documento aos presidentes de Creas. 

Entrega simbólica da nova carteira de identidade profissional do Sistema Confea/Crea

O modelo incorpora elementos visuais de autenticação e recursos avançados de segurança, como QR Code para validação, fundo reagente à luz UV e tinta antistoke IR, evidenciando o foco em antifraude e na padronização nacional. Pela proposta, a nova carteira será confeccionada em empresa especializada contratada pelo Confea e enviada aos Creas ou para o endereço cadastrado pelo profissional, conforme solicitação. A ideia, segundo o Confea, é modernizar os serviços, ampliar a confiabilidade das informações cadastrais e alinhar o Sistema às diretrizes de transformação digital da administração pública.

Colégio de Presidentes acontece no Rio de Janeiro nos dias 19 e 20 de março

Agenda parlamentar
O lançamento da Agenda Legislativa Prioritária do 2026 realizado na quarta-feira (18), na Câmara dos Deputados, também foi destacado pelo presidente Marchese. “Nossa estratégia no Congresso é gerar conhecimento sobre o que é importante para o Sistema e avançar em busca da tramitação de projetos, como foi com os do Salário Mínimo Profissional, o PL 1024/2020 e o PL 626/2020”, afirmou ao agradecer o apoio dos presidentes de Creas. 

CREA AQUI acontece no Armazém 3 do Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio

CREA AQUI
Ainda pela manhã, os presidentes dos Regionais tiveram a oportunidade de participar da segunda edição do CREA AQUI. Promovido pelo Crea-RJ no mesmo local do CP, o evento já entrou para o calendário fluminense e se consolidou como o maior encontro das engenharias, agronomia e geociências do estado. “São 6 mil inscritos, entre estudantes e profissionais, no CREA AQUI”, comemorou o presidente do Regional carioca, eng. civ. Miguel Fernández.

Presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández, durante palestra no CREA AQUI

Voltado à valorização profissional e à difusão de informações atualizadas, o encontro reúne podcasts com cases da engenharia, feira tecnológica, palestras técnicas, debates e painéis, como o apresentado pelo presidente Miguel Fernández sobre o sistema inteligente do Crea-RJ, que promete coibir fraudes na Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Com a nova ART do Crea-RJ, os maus profissionais serão expostos, já que o documento será georreferenciado, parametrizado e integrado a um banco de dados, permitindo uma atuação mais eficiente da fiscalização do Conselho.

Presidente do Confea, Vinicius Marchese (dir.) participou de painel no CREA AQUI

 

 

Câmara de Mediação e Arbitragem
Durante a reunião, foi apresentada a proposta de resolução para a criação, opcional, de câmaras de Mediação e Arbitragem dos Creas, voltadas à gestão de procedimentos extrajudiciais de solução de controvérsias nas áreas de engenharia, agronomia e geociências. A proposta também se justifica por sua aptidão para conferir maior celeridade, eficiência e racionalidade à solução de litígios.

O presidente eng. civ. Marcos Gervásio apontou que a câmara de arbitragem já tem sido utilizada pelo Crea-MG para oferecer a mediação por meio de convênios com vários municípios mineiros. A criação foi saudada pelo presidente do Crea-ES, eng. agr. Jorge Silva. O presidente eng. civ. Lamartine Moreira (Crea-GO) destacou que “as empresas de engenharia estão indo procurar respaldo em outros lugares. Por que não criar essa câmara de arbitragem para resolver no nosso Conselho?”. O presidente do Crea-MT também manifestou que os conflitos podem ser resolvidos pela câmara arbitral. “Cada um poderá fazer seu regimento. Nós temos que entrar porque hoje estão aparecendo arquitetos especialistas em estruturas e em outras áreas. A gente tem muitos mecanismos para ajudar os nossos clientes. Alguns Creas vão deixar para depois, mas acho que é uma ferramenta que a gente tem que ter à nossa disposição”, afirmou o engenheiro civil Juares Samaniego. 

Julianna Curado e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea, com informações do Crea-RJ