Engenheiro eletricista Evânio Nicoleit pretende deixar legado no plenário

 

Conselheiro Federal Evânio Nicoleit: respeito e lealdade são foco para o mandato que se inicia
Conselheiro Federal Evânio Nicoleit: respeito e lealdade são foco para o mandato que se inicia

Brasília, 10 de janeiro de 2022.

Após dois mandatos consecutivos como conselheiro do Crea-SC, o engenheiro eletricista Evânio Nicoleit venceu, ao lado do suplente André Luiz Grigolo, a eleição mais disputada do primeiro processo eleitoral virtual do Sistema Confea/Crea e Mútua. Gaúcho, ele vive há 33 anos em Santa Catarina onde fez seu mestrado e atuou como presidente da Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos – ASCEA, em 2015 e 2016. Antes, integrava o Colégio de Inspetores  de Criciúma, onde desenvolve, desde 2000, carreira acadêmica na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Para ele, o processo eleitoral virtual representa um momento histórico para o Sistema. Ex-coordenador da Comissão Eleitoral Regional, constatou a ansiedade dos profissionais pela medida. “Mas existem alguns gargalos, totalmente aceitáveis na primeira eleição online. A disponibilização do sistema de votação foi muito em cima da hora”, diz, citando algumas outras dificuldades técnicas enfrentadas, após uma campanha que mesclou redes sociais e pé na estrada. “Percorremos mais de 10 mil quilômetros com as entidades, instituições de ensino, empresas, além do telefone, redes sociais”, descreve. Ao final da campanha, Evânio e André obtiveram 53,84%, ficando à frente de outras três chapas.
 
Com a expectativa de um mandato “com respeito, cuidado e zelo pelas nossas profissões”, Evânio Nicoleit considera ainda, na entrevista a seguir, que o mandato junto a André Luiz Grigolo será bastante valorizado. “A gente vai ter qualificação, currículo, história, experiência e posicionamento em todos os momentos. Vamos trabalhar com muito respeito e empenhando muita energia para fazer a melhor gestão que puder e deixar o nosso legado para os próximos conselheiros que vierem”. Confira a entrevista.

Site do Confea –  O senhor faz parte de um grupo que inaugura uma nova fase do processo eleitoral. Como foi participar das primeiras eleições via internet do Sistema Confea/Crea? Qual sua avaliação do processo?

Conselheiro Evânio Nicoleit – Esse processo eleitoral era um anseio do nosso Sistema, inclusive, ano passado, coordenei a Comissão Eleitoral Regional. Essa era uma solicitação dos profissionais, conselheiros e entidades de classe. Um momento histórico, haja vista que tivemos eleições seguras. Acredito que este modelo deva se consolidar, e daqui pra frente, todas as eleições para presidentes, conselheiros federais e Mútuas. Sobretudo, uma eleição segura, legítima e que, entretanto, tem alguns pontos a serem melhorados. Se a gente analisar que foram eleições solteiras, considerando que no nosso estado, no último processo eleitoral para conselheiros federais, tivemos uma participação de 5% de eleitores, e nessa tivemos um avanço para 11%. Pode parecer pouco, mas já é um incremento de mais de 100 por cento. A gente já tem uma expectativa. Se nas últimas presenciais para presidente do Regional tivemos 12%, iríamos a 24%. Mas existem alguns gargalos, totalmente aceitáveis na primeira eleição online. A disponibilização do sistema de votação foi muito em cima da hora. A própria Comissão Eleitoral teve uma reunião na mesma semana. E o sistema para o pré cadastro e envio de senhas temporárias para substituição foi muito em cima da hora, e alguns profissionais ficaram sem saber como fazer. Houve também alguma dificuldade na validação de dados dos eleitores. Mas, esse conhecimento, essa bagagem ficam na memória e sem dúvida são pontos que vão avançar nas próximas eleições. Não são pontos negativos, são pontos a serem melhorados.

Site do Confea – Como foi o processo da campanha? Como o senhor se comunicava com seus eleitores?

Conselheiro Evânio Nicoleit – A nossa participação em Santa Catarina, considerando que foram quatro chapas inscritas, foi uma campanha com respeito aos profissionais, uma campanha propositiva, sem críticas aos oponentes. A campanha em si, a gente fez de forma virtual e presencial, tivemos pé na estrada, percorremos mais de 10 mil quilômetros com as entidades, instituições de ensino, empresas, além do telefone, redes sociais. Envolvemos todos esses canais de comunicação, inclusive WhatsApp e e-mail. A gente teve muitas interlocuções com um conjunto de profissionais que acreditavam nos nossos nomes. As alianças nos fizeram alcançar esse resultado de 54% dos votos válidos, deixando claro, sobretudo, que os profissionais buscam proposições, aprofundamento dos temas, conhecimento, história dentro do Sistema. Os profissionais buscam consistência dos candidatos, o que, sem falsa modéstia, pela nossa experiência e nossos currículos, nós fomos eleitos nessa condição.

Site do Confea – Quais são as suas expectativas e metas?
Conselheiro Evânio Nicoleit – A gente cria expectativas a partir de uma experiência que a gente já adquiriu. A gente já tem uma trajetória no sistema profissional, enquanto profissional que atua com projetos de obras, atividades e serviços, e como pesquisador, professor da Unesc, em Criciúma, e também como diretor e presidente da Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos – Ascea.  Participei da coordenação de entidades, fui conselheiro regional, coordenando diversas comissões, com perfil proativo, participando por três anos da diretoria do Crea, e nessa jornada, já fui diversas vezes a Brasília, em Encontros de Lideranças e outros momentos. Então, nesse contexto, as nossas expectativas são de servir de forma qualificada os profissionais, as empresas, as instituições de ensino, a sociedade, aprofundando os debates que envolvem EAD, sempre tomando cuidado com as questões que envolvem a legalidade. Vamos ter muito zelo com as questões jurídicas porque representamos muitos profissionais e empresas. A gente quer atender os anseios desse nosso ecossistema, sobretudo, fazendo gestão dos processos. Vamos analisa-los porque a gente tem a convicção de que esse é um espaço muito nobre que impacta diretamente profissionais, empresas, entidades, instituições de ensino, impacta toda a sociedade. Então, a expectativa é atuar com muita responsabilidade. Todos os nossos atos têm impacto, responsabilização. Com respeito, cuidado e zelo pelas nossas profissões.

Site do Confea – O que levou o senhor a aceitar compor a chapa com seu suplente?

Conselheiro Evânio Nicoleit – A gente entende que um processo eleitoral é um processo complexo que demanda um histórico dos candidatos. A história nos faz fazer parte de um propósito daquilo que a gente compreende que seja o melhor para as nossas profissões. Então, a partir desse momento em que estamos integrados, a gente elencou alguns desafios. Entendendo que o nosso perfil era ajustado a esses desafios, a gente aceita concorrer justamente porque participava de um propósito, dessas representações que solicitavam a nossa interferência. Eu e André temos esse perfil de trabalho coletivo com muito respeito. André, além de tudo isso, é um profissional de posicionamento firme. A gente vai ter qualificação, currículo, história, experiência e posicionamento em todos os momentos. Ou seja, a gente não vai ficar em cima do muro. Vamos ter posicionamentos com justificativa, pensando nos profissionais e nos profissionais em formação. A gente vai buscar ter gestão daquilo que a gente faz, porque a gente vai ser cobrado, não só pela oposição. Fomos eleitos com um propósito, com responsabilidade, e vamos fazer um sistema de controle nosso, deixando a contribuição para saber quantos processos cada conselheiro analisa. Pareceres, atos normativos. Quando a gente traduz isso em números, fica diferente a visão sobre os mandatos, principalmente contra os ataques rasos. Vamos trabalhar com muito respeito e empenhando muita energia para fazer a melhor gestão que puder e deixar o nosso legado para os próximos conselheiros que vierem. Vamos trabalhar com muita sinergia, sem vaidades e com muito alinhamento com o presidente Joel, preconizando respeito, lealdade, assim como em relação ao presidente do Crea-SC.

Site do Confea – Quais são as suas principais propostas?
Conselheiro Evânio Nicoleit – A partir do momento que a gente foi a campo, a gente sistematizou as nossas propostas em torno de cinco eixos: valorização profissional, entidades de classe, instituições de ensino, inovação e desburocratização do Sistema e ação parlamentar. Vamos buscar promover o tratamento igualitário de todas as profissões do Sistema, bem como a busca por sua harmonização. Assim, acreditamos ser possível valorizar a Engenharia, a Agronomia e as Geociências, por meio de seus profissionais, empresas, entidades de classe e instituições de ensino. Também vamos procurar ampliar a articulação entre o Confea e o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e demais órgãos para a valorização da qualificação profissional, pois entendemos que o ensino em engenharia não pode ser banalizado. Paralelamente, atuaremos com os demais conselhos em busca de entendimentos em defesa da devida regulação da formação profissional. Também vamos buscar fomentar a organização dos profissionais, fortalecendo as entidades de classe pelo legítimo repasse das ARTs para atender aos interesses profissionais; propor e acompanhar ações parlamentares de interesse do Sistema Confea/Crea, inclusive as propostas de outros conselhos profissionais, apoiar o aperfeiçoamento da fiscalização profissional e combater o exercício ilegal das profissões. Também vamos incentivar a inovação nos procedimentos do Sistema, a ART Nacional, com vistas ao uso do Registro Nacional de Profissionais em substituição aos vistos. Vamos propor um Observatório ou sistema de acompanhamento das atividades dos conselheiros federais, como forma de manter um canal permanente de transparência e de diálogo com os profissionais de Santa Catarina, propondo avanços, conforme as demandas dos profissionais, entidades de classe, empresas e instituições de ensino acolhidas pelo Sistema Confea/Crea. 

Site do Confea – Como está vendo a atual gestão do Crea-SC e do Confea?

Conselheiro Evânio Nicoleit – A gestão atual do Crea de Santa Catarina tem muita experiência, ele (Engenheiro Civil Carlos Alberto Kita Xavier) já foi eleito e reeleito e agora vem para uma terceira gestão. Uma gestão que está colocando em prática a excelência, cobrando muitos avanços em processos e sistemas, e alinhado às necessidades desse período que envolve a pandemia. Muitos serviços tiveram que ser virtualizados, protocolos online e sobretudo tomando todos os cuidados que uma autarquia pública federal do Sistema Confea/Crea precisa ter. Uma gestão de excelência. O presidente Joel também tem uma história de muitos serviços prestados dentro do Sistema, antes de chegar à presidência foi presidente do Crea-PR e fez um trabalho excelente. O presidente foi reeleito com uma votação expressiva, é um profissional extremamente comprometido com os profissionais, com o Sistema Confea/Crea, mas também com a responsabilidade, muito maior, em especial o zelo com a lei 5.194/1966, questões enfrentadas no Congresso, relativas ao Salário Mínimo Profissional e outros temas que têm sido neutralizados, mas a gente tem que estar atento. Verificamos também a valorização das entidades, profissões, processos de inclusão, valorização de programas com a participação de mulheres, de forma inclusiva, e sobretudo, também comprometido com a sustentabilidade do Sistema. E agora tem mais um desafio que é o CNP (Congresso Nacional de Profissionais), articulado ao CEP (Congresso Estadual de Profissionais). Entende-se como um grande fórum constituinte de propostas de avanço para o nosso Sistema. Com a coordenação do presidente será mais um grande ano para a Engenharia nacional. Articulado ao Crea-SC com muita responsabilidade e sobretudo legitimidade para levar adiante esses avanços ao nosso Sistema.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea