Francisco Almeida será o novo presidente da Mútua a partir de agosto

Nova diretoria e presidente Joel: Confea e Mútua em novo momento do Sistema
Nova diretoria e presidente Joel Krüger: Confea e Mútua em novo momento do Sistema

Brasília, 25 de maio de 2021.

Em disputa entre engenheiros agrônomos, o ex-presidente do Crea-GO Francisco Almeida foi eleito diretor-presidente da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, durante a plenária 1.566, nesta terça (25). Ele obteve 10 dos 18 votos do plenário federal, enquanto a ex-presidente do Crea-PB e atual diretora administrativa da entidade obteve 7 votos. Houve um voto em branco. No último dia 10, diretor-presidente da entidade, eng. civ. Paulo Roberto Guimarães, perdera a batalha para a covid-19, ao final de seu segundo mandato.

Também com mandatos de 25 de agosto de 2021 a 24 de agosto de 2024, foram eleitos ainda, momentos antes, o geólogo Waldir Duarte e o engenheiro civil Carlos Eduardo Vilhena, enquanto, a exemplo de Giucélia, o engenheiro agrônomo Arício Resende fora eleito última quarta-feira (19) pelo Colégio de Presidentes.  

Engenheiro Agrônomo Francisco Almeida: novo desafio para o ex-presidente do Crea-GO
Engenheiro Agrônomo Francisco Almeida: novo desafio para o ex-presidente do Crea-GO


“O Sistema Confea/Crea e Mútua necessita de unidade”, disse Joel Krüger ao final do processo, parabenizando os participantes do processo eleitoral. “Em nome da CEF gostaria de agradecer a civilidade, a democracia de todos os participantes. Não era de se esperar nada de diferente”, declarou o coordenador da Comissão Eleitoral Federal, engenheiro florestal Ricardo Lüdke.


Ao agradecer sua eleição, Francisco Almeida disse que está junto ao presidente Joel há nove anos. “Nós vamos acontecer”, disse. “Vocês conhecem a minha maneira de trabalhar, talvez um pouco impulsiva, mas isso é a vontade de acertar. Estamos juntos, vamos acontecer juntos. E quem espera isso são os profissionais. Vocês são corresponsáveis para que o nosso sucesso chegue aos profissionais. Necessitamos da ajuda de vocês para que as nossas mudanças na legislação aconteçam. Vamos dividir trabalhos para que todos possamos levar a nossa caixa de assistência aos profissionais dos Creas”.

Processo eleitoral

Pela manhã, depois da  apresentação da assessora técnica da CEF Talita de Oliveira Machado, sobre o passo a passo do processo eleitoral, um sorteio determinou a ordem dos candidatos que passaram a apresentar suas propostas. 

Coordenador da CEF, eng. ftal. Ricardo Ludke
Coordenador da CEF, eng. ftal. Ricardo Lüdke

Cada um dos candidatos teve 15 minutos para falar do seu plano de trabalho e resumir a trajetória profissional e de representação dentro do Sistema Confea/Creea e Mútua.
Em comum, os candidatos defenderam trabalho em conjunto, união, determinação, colaboração e o objetivo de ampliar a lista de benefícios já oferecidos, e alcançar maior número de associados.

Os demais candidatos foram: eng. agr. Ana Maria Pereira de Faria (Mútua-PA), que obteria 9 votos; eng. mec. e seg. trab. Carlos de Laet Simões Oliveira (conselheiro federal pelo Crea-ES), com 5 votos; geólogo Pablo Souto Palma (atual diretor regional da Mútua do Rio Grande do Sul), com 4 votos; e engenheiro civil Maxwell Simes de Souza Paiva (ex-Diretor Geral da Mútua do Distrito Federal), com 2 votos.

Maxwell Simes de Souza Paiva, engenheiro civil,  destacou uma diferença em sua candidatura, a de “ter assento no Conselho Nacional de Previdência Complementar do Tecnoprev”,  programa Banco do Brasil. Ao historiar sobre sua passagem pela direção da Mútua/DF em suas oportunidades, destacou que caixa regional passou de 900 para cerca de 2.500 associados. 

Uma atuação baseada em um “planejamento estratégico,  ampliação de ações sociais, criação de um cartão de crédito, implantar os serviços de corretagem de seguro voltado para automóveis, e  pensar um programa de medicamentos, foram algumas das propostas apresentadas por Maxwell.

A engenheira agrônoma Ana Maria Pereira de Faria, ex-diretora da Mútua do Pará, disse que encarar a candidatura foi um “desafio”, e agradeceu o apoio de diretores regionais.  

Engenheiro Agrônomo Arício Resende
Engenheiro agrônomo Arício Resende


Ana Maria  não projetou suas propostas - já entregues aos conselheiros -, preferiu trazer uma “reflexão” falando de respeito, sentimento, ética valorização do trabalho voluntário e dos que esperam “resultados do nosso trabalho”.

Disponibilizar recursos para apoio técnico, oferecer benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, respeito ao equilíbrio econômico-financeiro e oferecer qualidade de vida aos associados da Mútua foram pontos citados pela candidata. 

O geólogo, Pablo Souto Palma, ex-diretor da Caixa Regional do Rio Grande do Sul, e ex-conselheiro federal, começou sua apresentação destacando os preceitos e o caráter democrático do processo eleitoral do Sistema e, em seguida, criticou o trabalho feito na Mútua que, para ele, “já perdeu muitos bondes na história”. 

Para ele, “todos sabem que a Mútua necessita de mudanças” e que “é preciso  buscar avanços”. Dinamizar a relação com os profissionais a exemplo do que acontece na sede da regional gaúcha onde em tempos normais circulam 2.500 pessoas/dia, é uma das propostas do candidato.  

O engenheiro mecânico Carlos de Laet Simões Oliveira, também licenciado do cargo de conselheiro federal para disputar um cargo na diretoria da Mútua, defendeu a  harmonização com o plenário e com os colégios de Presidentes de Creas e de Entidades Nacionais foi defendida por Laet, ex-conselheiro regional e ex-coordenador de Câmara Especializada de Engenharia Mecânica.

Engenheira agrônoma Giucélia Figueiredo: primeira mulher a disputar a presidência da Mútua
Engenheira agrônoma Giucélia Figueiredo: primeira mulher a disputar a presidência da Mútua

O conselheiro falou em tornar a Mútua mais conhecida entre os profissionais e a sociedade e entre as suas propostas estão a capacitação  e treinamento dos profissionais do sistema integrado; um assento para diretores regionais nas reuniões executivas da Mútua, além de melhorias tecnológicas. 

Palavras da Diretoria
No período da tarde, além da eleição para diretor-presidente e para os demais diretores da Mútua – após a eleição durante a reunião do Colégio de Presidentes, na semana passada, dos engenheiros agrônomos Giucélia Figueiredo e Arício Resende –, foi promovida ainda a assinatura simbólica do termo de posse do vice-presidente do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta. A posse efetiva havia sido feita de forma virtual em janeiro. “Agradeço a atenção. Vamos todos ter um bom trabalho”, manifestou.

Coordenada por Ricardo Lüdke, a Comissão Eleitoral Federal (CEF) promoveu a eleição dos diretores remanescentes e do diretor-presidente da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas. Com 13 votos, 11 votos e 10 votos, respectivamente, foram eleitos para a diretoria o engenheiro civil e conselheiro federal pelo Crea-SP Carlos Vilhena; o engenheiro agrônomo, ex-presidente do Crea-GO, e o geólogo e também conselheiro federal pelo Crea-PE Waldir Duarte Costa Filho.  

Engenheiro civil Carlos Eduardo Vilhena
Engenheiro civil Carlos Eduardo Vilhena


A Comissão Eleitoral Federal esteve constituída ainda pelos conselheiros eng. agr. Annibal Lacerda Margon; eng. eletric. José Miguel de Melo Lima; eng. minas Renan Guimarães de Azevedo e eng. civ. Daltro de Deus Pereira. A CEF tem assistência de Talita Machado e do advogado João de Carvalho.

Arício Resende agradeceu os participantes do processe eleitoral, falando em processo democrático. “Não houve vencidos nem vencedores, todos ganhamos com esse processo democrático”, disse, parabenizando a comissão eleitoral e o plenário do Confea para procurar soluções junto ao plenário do Confea e ao Colégio de Presidentes. 

Já a diretora Giucélia Figueiredo manifestou, após a eleição, seu sentimento de gratidão. “Ninguém vai tirar a condição de ter sido a primeira mulher candidata à presidência da Mútua. Já dizia Guimarães Rosa: o que a vida quer da gente é coragem’”, disse, agradecendo a todos. “Nosso papel foi de dialogar quanto à necessidade de exercer de forma de plena a democracia. Os profissionais requerem uma ação diferenciada”, disse, também agradecendo os votos recebidos e elogiando o processo democrático.

A Diretoria Executiva da Mútua também contará com a experiência do geólogo Waldir Duarte
A Diretoria Executiva da Mútua também contará com a experiência do geólogo Waldir Duarte

O diretor Carlos Eduardo Vilhena também agradeceu ao plenário. “Aquilo que cobrei quando estava sentado no plenário vou procurar cumprir na Mútua e trabalhar. Na CCSS (Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema), trabalhamos para cumprir o acórdão do TCU. Vamos continuar trabalhando agora na Mútua. A Diretoria Executiva tem que estar alinhada a esse plenário, trabalhando em conjunto para o aprimoramento da Mútua, procurando atingir juntos esses objetivos. Vou sentir muita saudade do plenário, mas acho que poderemos dar a nossa contribuição pelos próximos três anos”.

O geólogo Waldir Duarte também agradeceu a confiança dos conselheiros. “Quero que saibam que honrarei esses votos do plenário, de onde sou oriundo. Fiquem certos desse sentimento e de todo o meu plano de trabalho. Tenho certeza que os outros diretores eleitos irão querer trabalhar juntos para cumprirmos todas as propostas elencadas. A interação com o plenário vai ser grande. Vamos fazer o Sistema verdadeiramente uno”.  

Maria Helena de Carvalho e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Thiago Zion, Vanderlei Pereira Marck Castro/Confea