Resolução do CFT pauta abertura de Sessão Plenária

A Resolução nº 101 do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e a ação civil pública ajuizada pelo Confea nesta terça-feira (22) estiveram entre os temas destacados na abertura da 1452ª Sessão Plenária do Conselho Federal, realizada na manhã de hoje (23). “Para construir o documento, fizemos reuniões envolvendo diversos entes, que nos encaminharam notas técnicas e subsidiaram nossa Procuradoria Jurídica”, contou o presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior. 

Presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior

Representando as Coordenadorias de Câmaras Especializadas, o coordenador do grupo da modalidade Industrial, eng. prod. metal. Sergio Lourenço, registrou a participação das diversas câmaras no processo. “É uma ação complexa, que leva tempo para ser feita e ser bem-sucedida”, pontuou, ao defender que o Sistema deverá atuar de maneira semelhante em relação a outras resoluções que vêm sendo publicadas. “Coloco-me à disposição para auxiliar no embasamento técnico, a fim de que garantamos a segurança da sociedade e uma atuação profissional responsável e ética”.

O conselheiro federal eng. minas Renan Guimarães de Azevedo partilha da opinião de que outras ações dessa natureza deverão ser ajuizadas. “A sociedade deve ser resguardada com a atuação de profissionais capacitados”, disse, depois de parabenizar o Confea pela ação e de ressaltar que a medida era objeto de expectativa dos profissionais.

Processo eleitoral
Entre os informes das comissões, o conselheiro federal eng. agr. João Bosco, coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), registrou que todas as Comissões Eleitorais Regionais demonstraram estarem aptas a realizar as Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontecerão na próxima quinta-feira (1º/10). Na ocasião, foi apresentado vídeo com orientações em relação às medidas preventivas para dar segurança a todos os eleitores e mesários.

PMOC
Ainda durante os informes, o conselheiro federal suplente eng. mec. Ernando Alves leu um manifesto de apoio ao Grupo de Trabalho Plano e Manutenção, Operação e Controle (PMOC), de autoria da seccional de Alagoas da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos. Coordenador do Grupo, o conselheiro federal eng. mec. Carlos de Laet agradeceu o manifesto e pontuou que o objetivo principal do GT é elaborar minuta de decreto que regulamente a Lei nº 13.589/2018 (dispõe sobre a manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes).

Diretor-presidente da Mútua, eng. agr. Claudio Calheiros, faz apresentação remotamente

Mútua
Como praxe das sessões plenárias, o primeiro item da pauta foi a apresentação do diretor-presidente da Mútua, eng. agr. Claudio Calheiros, sobre a gestão da entidade. Entre as novidades, está o novo canal de atendimento da Caixa de Assistência: 0800-161-0003. “Antes, cada unidade da federação tinha um 0800 diferente. Agora unificamos o atendimento”, explicou Calheiros. Outro ponto novo da gestão é que a Diretoria Executiva flexibilizou as regras de adesão aos benefícios de enfrentamento à Covid-19, abrangendo também mutualistas que estão em processo de renegociação de débitos. 

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea