A inovação no atendimento é debatida com os Creas do Sudeste

Brasília, 08 de outubro de 2020.

Teve continuidade nesta quinta-feira (8), o Encontro Técnico Virtual de Atendimento sobre Finalidade da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) com os funcionários dos Creas Sudeste. O evento foi aberto pelo presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, que enfatizou a importância do Encontro. “Vocês são os olhos, os ouvidos e a boca do nosso Sistema. O atendimento é fundamental para o trabalho que desenvolvemos”, destacou Osmar, referindo-se aos participantes.

No último dia do evento teve a palestra “Evolução do cliente – a experiência do usuário aplicada à engenharia”, com o engenheiro ambiental e mestre em avaliação de impactos ambientais Saulo Chiele. Na ocasião, o palestrante compartilhou uma experiência como “usuário” em relação ao Sistema Confea/Crea e defendeu a inovação. “O profissional/usuário tem de ser acolhido pelo Sistema, e essa etapa inicial é feita pelo atendente, é o momento da verdade, momento em que se mostra para o engenheiro que está chegando que o Sistema realmente funciona”, defendeu o palestrante. 

Palestrante e engenheiro Saulo Chiele

Chiele defende que a mazela do usuário seja percebida e trabalhada. “Inovação vai desde a capacitação do atendente de modo a melhorar a experiência do usuário. Temos de inspirar, a pessoa tem de sair do atendimento convicto de que valeu ter interagido com a empresa. É preciso pensar em toda a experiência, inclusive com uso de novas tecnologias”, defendeu. O palestrante ainda sugeriu que o Sistema invista principalmente no primeiro contato do usuário, referindo-se ao recém-formado que busca o Crea para obter a documentação para exercer a profissão. 

Durante o segundo dia de trabalho, também houve o estudo de caso de São Paulo apresentado pelo agente administrativo Auro de Moraes da Unidade de Registro e Acervo Técnico do Crea Paulista. Auro destacou a importância da implantação do Livro de Ordem eletrônico. “A cada ano nós temos mais profissionais e empresas entrando no Sistema. Anualmente eram 15 mil processos físicos a serem analisados por 80 funcionários. Agora com a versão eletrônica são no máximo 48 pessoas envolvidas no processo, que inclusive desempenham trabalho em home office, ou seja, não tivemos os trabalhos comprometidos com a pandemia e a nova realidade”. O profissional do Crea SP ainda comentou sobre a autonomia dos órgãos licitantes em poderem consultar por meio da Certidão de Acervo Técnico (CAT) eletrônica e o atestado vinculado, que possui registro eletrônico. “Desde maio de 2015, a solicitação da CAT é totalmente eletrônica, otimizando o tempo do profissional que não precisa mais ir ao Crea presencialmente”, disse Moraes. 

Veja a Carta de Serviços – Certidão de Acervo Técnico (CAT)

 

Na sequência, a gerente de Conhecimento Institucional (GCI) do Confea, Wanessa Severino Borges de Almeida, fez a apresentação sobre o Livro de Ordem. A gerente explicou que o documento é a memória escrita de todas as atividades dos responsáveis técnicos relacionadas à obra ou serviço, e deverá conter o registro de todas as ocorrências relevantes do empreendimento onde houver a participação de profissionais das áreas abrangidas pelo Crea, sejam de nível superior ou médio, como prevê a Resolução 1094/2017 do Confea.

Wanessa ainda explicou toda a trajetória de obrigatoriedade do Livro de Ordem para emissão de CAT aos profissionais responsáveis pela execução e fiscalização de obras, inclusive por recomendação da Controladoria Geral da União (CGU), após auditoria no Conselho Federal para avaliação da efetividade da supervisão implementada pelo Confea sobre os Regionais. Sendo assim, desde 2018, o livro é vinculado à respectiva ART e as coordenadorias de câmaras especializadas dos Creas podem definir outras atividades e serviços técnicos para os quais o Livro de Ordem será obrigatório para emissão de CAT. “Recomendo que todo profissional mantenha seu Livro de Ordem, pois quando quiser participar de alguma licitação, obter a CAT, esses registros serão importantes”, alertou a gerente.

Sobre a versão eletrônica, Wanessa destacou o pioneirismo do Livro de Ordem desenvolvido pelo Crea Goiás, que utiliza foto e georreferenciamento. Em Goiás, o preenchimento do documento eletrônico é realizado por meio do sistema de Anotação de Responsabilidade Técnica (ARTs) do Crea-GO, podendo ser feito inclusive via app “Crea Mais Fácil”. 

Ao encerrar o evento, o assessor da Presidência Renato Muzzolon reforçou a importância da área de atendimento e a necessidade de unicidade desses procedimentos junto aos Creas. O gerente da região Sudeste, Renato Lisboa, endossou a necessidade de priorizar o atendimento de qualidade.

Calendário

O Encontro da Região Sudeste foi o segundo do ciclo de debates anual sobre atendimento. No dia 22 de setembro, os Creas do Sul do Brasil estiveram reunidos virtualmente e a agenda terá continuação ainda em outubro, com as seguintes videoconferências regionais:  
•    13 e 14 - Norte 
•    20 e 21 - Nordeste
•    29 e 30 - Centro-oeste

A programação será concluída com o 2º Encontro Nacional de Atendimento (ENAT), nos dias 15 e 16 de dezembro, em formato on-line. 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea