Lideranças estaduais do Sistema vão reforçar ação parlamentar no Congresso Nacional

Brasília, 13 de fevereiro de 2019.

Os participantes do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua vão unir esforços em uma mobilização junto ao Congresso Nacional, na manhã do dia 21 de fevereiro.

Divididos em grupos representantes de cada estado, as lideranças terão audiências com deputados e senadores de sua localidade para divulgar a agenda legislativa prioritária do Sistema para 2019 e buscar apoio para o posicionamento do Sistema nas matérias que tramitam no Congresso Nacional.

“Esta ação institucional será uma oportunidade de intensificar a interlocução e a aproximação entre o Sistema e o Congresso, de modo a valorizar nossas profissões, nossos profissionais e nossas empresas”, comenta o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, ressaltando a necessidade de priorizar pautas que façam com que a "engenharia nacional volte a ser pensada sobre os quatro pilares fundamentais: planejamento, projeto, execução e manutenção", e a fim de evitar tragédias como as que o país tem visto nos últimos anos.

Como será
Cada presidente de Crea será responsável por conduzir sua delegação, composta por coordenadores de câmaras especializadas e lideranças, durante as visitas aos gabinetes de parlamentares de seu estado. Gerentes regionais e assessores do Confea irão se dividir para acompanhar os grupos.

Com a proposta de alinhar posicionamento, o Confea irá promover reunião com os participantes da ação no dia 20, às 18h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), local de realização do Encontro de Líderes.

 

 

 

Agenda legislativa
Entre os projetos de lei que estão na agenda parlamentar do Sistema Confea/Crea em 2019, estão: PL 13/2013, que caracteriza como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros e engenheiros agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público; PL 303/2018, que institui a Engenharia, Arquitetura e Urbanismo-Geral da União; e o PL 6699/2002, que criminaliza o exercício ilegal da profissão de engenheiro, arquiteto e agrônomo.

Encontro de Líderes
A agenda é realizada anualmente e reúne as lideranças do Sistema Confea/Crea, como presidentes do Federal, dos Regionais e da Mútua, conselheiros federais, titulares e representantes de entidades nacionais, coordenadores de câmaras especializadas dos Creas, coordenadores das Comissões de Ética dos Creas, representantes dos Creas-Jr, além de autoridades e convidados.

Realizado geralmente em fevereiro, o encontro cumpre a Lei nº 5.194/1966, notadamente seus arts. 27 e 53, que tratam da atribuição do Federal de promover, pelo menos uma vez por ano, as reuniões de representantes, a fim de estudarem e estabelecerem providências que assegurem ou aperfeiçoem a aplicação da referida legislação. E neste encontro em que são definidos os coordenadores e o plano de trabalho para o ano do Colégio de Presidentes, Colégio de Entidades Nacionais e coordenadorias de câmaras especializadas.

Esta agenda não apenas marca a primeira reunião do ano desses fóruns consultivos do Sistema, mas também debate questões fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e que afetam o trabalho dos cerca de 1 milhão de profissionais da área tecnológica, por meio de painéis, palestras e mesas de debates.

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea