Marcos Túlio negocia valorização salarial no Senado

Brasília, 11 de abril de 2006

O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, foi recebido nesta segunda-feira, 10 de abril, pelo líder do PMDB no Senado Federal, senador Ney Suassuna (PMDB-PB).

Marcos Túlio foi até o Senado acompanhado por lideranças do Sistema Confea/Crea para discutir a questão do salário mínimo profissional das categorias da área tecnológica. “Nossa preocupação é com a valorização dos pisos mínimos profissionais tanto das profissões de nível superior quanto das de nível médio”, ressaltou Marcos Túlio, que apóia a luta de tecnólogos, técnicos industriais e técnicos agrícolas. No caso destas duas últimas categorias, existe um Projeto de Lei tramitando no Congresso Nacional para fixar os ganhos dos técnicos em 60% do salário dos profissionais de nível superior.

Outra reivindicação do presidente do Confea é de que os pisos salariais sejam fixados também para os profissionais que atuam no serviço público. “Podemos até optar por uma nova legislação via Emenda Constitucional para obrigar União, Estados e Municípios a pagarem o piso aos profissionais habilitados em nossa área de atuação”, explicou Marcos Túlio.

O senador Ney Suassuna declarou apoio à demanda do sistema. “Minha assessoria está fazendo um estudo jurídico para ver o que pode ser feito. Me comprometo a articular essa pauta aqui no Congresso”, prometeu o senador.

Sandro Farias
Da equipe da ACOM