Mobilização contribui para retirada de pauta de parecer

Ação paralmentar
Nova ação parlamentar do Confea, liderada pelo presidente em exercício Evânio Nicoleit, mobilizou lideranças e deputados federais junto à CCJC da Câmara dos Deputados

Brasília, 9 de novembro de 2023.

Conselheiros, presidentes de Crea e gerentes regionais do Confea, além do coordenador nacional das câmaras especializadas de Engenharia Florestal (CCEEF), eng. ftal. Reginaldo Rocha Filho, e de assessores da presidência e do próprio presidente em exercício, eng. eletric. Evânio Nicoleit, precisaram mobilizar-se com urgência, nestas terça e quarta-feira (8/11), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJC), para evitar a votação de um parecer contrário ao PL 9818/2018, de autoria do deputado Ricardo Izar (PP-SP).  

O projeto de lei pretende, conforme sua ementa original, impedir uma reserva de mercado para arquitetos, ao revogar os parágrafos 1º e 2º do artigo 3º da Lei 12.378/2010, que cria o CAU-BR. Após a ação parlamentar, o Confea e o CAU já retomaram contatos em favor de novas tratativas.

Conselheiros federais participaram da mobilização
Conselheiros federais participaram da mobilização 



O tema vem sendo tratado por audiências públicas conduzidas desde 2019 pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (Ctasp). Após as negociações, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR) publicou a resolução 210/2021, que pretensamente modificaria a Resolução 51/2013. “No entanto, isso não aconteceu de fato, deixando a interpretação de que outras áreas de atuação não seriam compartilhadas com outras profissões regulamentadas, mantendo uma reserva de mercado para os arquitetos. Esse procedimento é inconstitucional porque não cabe aos conselhos determinar unilateralmente as atividades compartilhadas como privativas de seus profissionais, conforme expressou a Decisão Plenária 2228/2019, do Confea”, aponta o presidente em exercício do Confea.

Deputado federal Kim Katuguiri no momento em que apresenta moção para retirada de votação do parecer, nesta terça-feira
Deputado federal Kim Katuguiri no momento em que apresenta requerimento para retirada de votação do parecer, nesta terça-feira


Para Evânio Nicoleit, a retirada de votação pela CCJC, encaminhada pelos deputados Kim Katuguiri (União-SP) e Gilson Marques (Novo-SC), representou mais uma ação parlamentar efetiva do Sistema. “Contamos com toda a representatividade presente no Confea, tão logo a nossa Assessoria Parlamentar detectou que estava em pauta um parecer prejudicial a toda a sociedade por não interferir sobre uma reserva de mercado prevista para os arquitetos. Felizmente, conseguimos, por ora, evitar sua votação. No entanto, nosso objetivo é a aprovação do projeto de lei, conforme o voto em separado do deputado Gilson Marques. Contamos ainda com o apoio decisivo do deputado catarinense Valdir Cobalchini no primeiro dia da mobilização. Continuaremos atentos e mobilizados para aprofundarmos as discussões”, disse o presidente em exercício, posando para em seguida para fotos com os participantes da ação parlamentar. 

Presidentes em exercício João Luís Colares (Crea-RS), Wanessa Rocha (Crea-GO), Carmem Eleonôra (Crea-PB) e Jaime da Cruz (Crea-BA) também acompanharam a ação parlamentar
Presidentes em exercício João Luís Colares (Crea-RS), Wanessa Rocha (Crea-GO), Carmem Eleonôra Amorim (Crea-PB) e Jaime da Cruz (Crea-BA) também acompanharam a ação parlamentar



“Estamos mobilizados. Felizmente, foi uma ação bem-sucedida, impedindo o avanço desse parecer, o que seria bastante prejudicial à sociedade”, comentou o conselheiro federal eng. civ. Daltro Pereira. Além dele, os conselheiros federais eng. mec. Michele Costa; eng. civ. Carmen Petraglia; eng. eletric. Genilson Pavão; eng. civ. Neemias Machado Barbosa; geol. Mário Cavalcanti; eng. eletric. Marcos Drago; eng. agr. Francisco Lira e eng. amb. Vinícius Ribeiro também acompanharam a ação. 
 
Alguns presidentes em exercício, presentes em Brasília, também participaram, caso da presidente em exercício do Crea-GO, eng. amb. Wanessa Rocha e ainda dos presidentes em exercício eng. civ. João Luís Collares (Crea-RS); eng. civ. Jaime da Cruz (Crea-BA) e eng. civ. Carmem Eleonôra Amorim (Crea-PB), todos então participando da reunião da Comissão Organizadora Nacional da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).  
 

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados retirou a proposta de votação
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados retirou a proposta de votação


“É preciso retirar de pauta para ampliar o debate”, sugeriu Jaime da Cruz, considerando fundamental a mobilização permanente das lideranças e dos profissionais. “Aqui acontecem as ações políticas que interferem no cotidiano dos profissionais, nesse caso, uma medida inconstitucional do CAU. Precisamos participar sempre que possível”.

Presidente Evânio Nicoleit contou com o apoio do deputado Gilson Marques, de seu estado
Presidente Evânio Nicoleit contou com o apoio do deputado Gilson Marques, de seu estado

Mesmo ponto de vista manifestado pela presidente em exercício do Crea-PB. “É a defesa da sociedade e da atuação profissional que está em jogo. Como foi apresentado, o parecer ao PL não deveria ser apreciado. Precisamos aprofundar as discussões. Como engenheira e arquiteta, vejo que o CAU está extrapolando suas atribuições profissionais, mantendo privativas áreas que outras profissões, como a Engenharia, também estão habilitadas para tais fins, porque as aprendem em seus bancos escolares. É preciso retomar uma discussão maior, inclusive envolvendo outros conselhos profissionais, como já aconteceu na Ctasp em anos anteriores e que resultou na publicação de uma nova resolução que, de fato, não alterou a Resolução 51 do CAU”, disse a também advogada Carmem Eleonôra.

“Temos que discutir bastante para corrigir esse equívoco, quando editada a lei de criação do CAU.  O artigo da lei do CAU citado no PL contém princípios inconstitucionais, e que o PL visa corrigir.  O CAU não pode determinar áreas que são também atribuições de profissionais do Sistema, gerando reservas de mercado prejudiciais à sociedade”, ratificou o presidente em exercício do Crea-RS, João Luís Collares, fazendo referência aos engenheiros, engenheiros agrônomos, urbanistas, geógrafos e designers de interiores , todos impactados pela resolução do CAU.
 

Detalhes da mobilização 
Segundo o assessor parlamentar José Maria Paula Soares, a mobilização destas terça e quarta-feira se deu em caráter de urgência e decorreu de um monitoramento de projetos legislativos que havia identificado preliminarmente o parecer do relator Alencar Santana já no dia 1º de novembro, véspera de feriado, com seu agendamento no final da tarde de segunda-feira (6/11) para o dia seguinte. Do mesmo modo, informa ainda o assessor, e em razão da tentativa frustrada de ser analisada na terça-feira, a votação do parecer foi pautada novamente para esta quarta-feira. 

“Nossa mobilização nesses dois dias de intensas atividades junto aos parlamentares contribuiu para ambas as retiradas de pauta. A presença de lideranças do Sistema, no primeiro dia nivelando o protagonismo e mobilização que o CAU estava requerendo para si, acabou surpreendo a todos. Tanto que, no dia seguinte, isso foi decisivo mais uma vez para o sucesso inicial desta causa. Não se trata de se apontar uma polarização entre base do governo e oposição, envolvendo este projeto de lei, mas a pretensão de solucionar esta divergência entre os conselhos e que, diante das tentativas de se resolver, constatar-se a necessidade de se buscar este ambiente político para sanar. De positivo a se extrair deste contexto, são o protagonismo de nossas lideranças nessa mobilização e as evidências posteriores para novas tentativas de agendamento de reuniões entre os dois conselhos”, comentou José Maria Soares.  
 

Gerentes regionais e assessores parlamentares e da presidência do Confea também participaram da iniciativa
Gerentes regionais e assessores parlamentares e da presidência do Confea também participaram da iniciativa


A assessoria parlamentar esteve presente ainda por seus demais componentes: Raniery Paulino e Walter Bittar. O Confea também esteve representado na reunião pelos gerentes regionais Cristiane Justino (Nordeste), Norte (Flávia Botelho) e Letícia Almeida (Sul), Evandro Martins (Sudeste) e Jorge Dotti (Centro-Oeste) e ainda pelas assessoras da presidência Cinara Moreira e Mariana Costa.

Henrique Nunes 
Equipe de Comunicação do Confea 
Fotos: Marck Castro/Confea