Morre Vera Lúcia Pavão Almeida, mãe do conselheiro Genilson Pavão

Professora Vera Lúcia Pavão Almeida, mãe do conselheiro federal Genilson Pavão: educadora faleceu nesta quarta, em São Luís
Professora Vera Lúcia Pavão Almeida, mãe do conselheiro federal Genilson Pavão: educadora faleceu nesta quarta, em São Luís

Brasília, 9 de setembro de 2021.

A professora Vera Lúcia Pavão Almeida, mãe do conselheiro federal Genilson Pavão Almeida, faleceu nesta quarta (8), em São Luís. A missão de formar cidadãos e futuros profissionais, inclusive do Sistema Confea/Crea e Mútua, foi conduzida com o amor característico das educadoras pela professora, natural de São Luís e formada em Letras e Pedagogia, respectivamente, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) com especializações e mestrado na área da educação.

Já aposentada das redes públicas municipal e estadual de ensino, Vera Lúcia exercia sua vocação formando novos profissionais, à frente, de maneira pioneira no ensino técnico industrial particular, do Centro de Ensino Médio e Profissionalizante do Estado do Maranhão (CEMPMA) e da Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão (FESCEMPMA), fundados e dirigidos por ela.

“Ela  também demonstrava essa vocação agora entre seus afilhados, a quem dedicava a mesma determinação voltada para os filhos e alunos, por considerar que somente a educação é a solução para os problemas de desigualdade social do Brasil”, considera Genilson, ressaltando que a Faculdade mantém registro junto ao Crea-MA.

Velada por familiares e amigos na Pax União Fabril e sepultada no jazigo perpétuo da família no cemitério Gavião, em São Luís, Vera Lúcia deixa ainda os filhos José Maria Almeida (tecnólogo em sistemas de informação); Jenilce Pavão Almeida (nutricionista e sócio-diretora da FESCEMPMA) e  Gecylene Pavão Almeida (médica-veterinária e funcionária da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão), além do esposo José Bernardino Silva Almeida, técnico em eletrotécnica aposentado da Companhia Energética do Maranhão – atual Equatorial Energia Maranhão.

“O Confea se solidariza à família e ao Crea-MA, neste momento de pesar. É muito triste perder uma educadora que muito vinha contribuindo para a formação de novos profissionais e para a construção da cidadania da população maranhense. Nossos votos de pesar ao conselheiro Genilson e a sua família”, lamentou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger.

Equipe de Comunicação do Confea