Brasília, 19 de janeiro de 2007
Cerca de mil pessoas serão capacitadas este ano pela Prefeitura de São Luís em cursos básicos de horticultura doméstica, para que possam construir e manter hortas em seus quintais para consumo de suas famílias e ainda comercializar o excedente. O primeiro bairro a receber a capacitação será a Vila Embratel, no período de 29 janeiro a 2 de fevereiro, com 30 alunos. Só nas comunidades da área Itaqui Bacanga serão formados 50 grupos de horticultores com cinco pessoas cada e de famílias diferentes.
O curso, coordenado pela Secretaria Municipal Extraordinária de Segurança Alimentar, fornece certificado e material didático elaborado por alunos de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e os estagiários da secretaria, Nadson de Carvalho Pontes e Delineide Pereira Gomes, que também irão ministrar o curso e assistir os comunitários.
A capacitação compreende as etapas de escolha do terreno, preparo do solo, das sementeiras e das mudas, plantio e colheita. "Durante esse período os comunitários recebem visitas sistemáticas dos estudantes de Agronomia para acompanhamento direto, quando recebem orientações, tiram suas dúvidas e aprendem a cuidar de suas hortas, tornando-se independentes", esclarece o coordenador do Setor de Hortas da secretaria, Ewir Serra Caldas. As hortaliças cultivadas são: alface, couve, pimentão, berinjela, cebolinha, tomate, coentro, jongome, maxixe, cenoura, quiabo e pepino.
A secretaria já desenvolve trabalho com as comunidades e o pré-requisito para participar da capacitação na área de horticultura doméstica é já ter participado do curso de “Boas Práticas de Fabricação” oferecido pelo órgão em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), onde as pessoas aprendem a manusear os alimentos e a utilizar as hortaliças. Todo o material utilizado para a construção da horta, desde o material didático, adubo, sementes e defensivos orgânicos será fornecido pela Prefeitura.
Fonte: Badauê Online
