Crea-PI vai coordenar o Colégio de Presidentes 

Brasília, 22 de fevereiro de 2022.

Coordenador adjunto, Carlos Antônio Xavier, presidente Joel Krüger e o coordenador do CP, Ulisses Filho

No último dia 15, o presidente do Crea-PI, eng. agr. Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, e o presidente do Crea-RO, eng. ftal. Carlos Antônio Xavier, foram eleitos coordenador e adjunto, respectivamente, do Colégio de Presidentes para o ano de 2022. A eleição foi realizada durante o 11º Encontro e Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, realizado em Brasília (DF). No ano de 2021, Ulisses esteve à frente do colegiado como adjunto e agora assume a titularidade dos trabalhos.  

Coordenador do CP, Ulisses Filho (Crea-PI)

Em seu discurso, Ulisses Filho agradeceu todos os presidentes dos Creas pela confiança depositada e ressaltou que essa vitória é um reconhecimento do trabalho do Crea-PI. “Essa vitória não é apenas minha, mas de todos os profissionais do Piauí. Isso é um reconhecimento do nosso trabalho. Então, estou muito satisfeito com essa eleição para coordenador do Colégio de Presidentes e, agora, é mostrar trabalho para que o Piauí cresça cada vez mais dentro do Sistema”,  disse.

Na ocasião, o colegiado ainda definiu o plano de trabalho, o calendário e as indicações para compor os fóruns que contam com a participação do CP, como o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu) e o Programa Mulher. Para integrar o Conselho de Comunicação e Marketing (CCM) do Confea foram eleitos a presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Abreu de Mello; e o presidente do Crea-SC, eng. civ. Carlos Alberto Kita Xavier.  

 

Representante do CP no Conselho Gestor do Prodesu, Lamartine Moreira Junior (Crea-GO), representando a Região Centro-Oeste

Os representantes do CP no Conselho Gestor do Prodesu serão o eng. civ. e de seg. trab. Lamartine Moreira Junior (Crea-GO), representando a Região Centro-Oeste; o eng. civ. Jorge Roberto Silveira (Crea-SE), representando o Nordeste; o eng. Edson Kuwahara (Crea-AP), representando a Região Norte; o eng. eletric. e de seg. trab. Luiz Antônio Cosenza (Crea-RJ), representando o Sudeste; e a eng. amb. Nanci Cristiane Josina Walter (Crea-RS), representando os estados do Sul.

 

A presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa Dias Paulino, juntamente com o presidente do Crea-TO, eng. civ. Daniel Iglesias de Carvalho, vão integrar o Grupo de Trabalho Ordem Econômica (GTOE), que, entre outras atribuições, define os critérios de cobrança de anuidades, taxas e multas cobrados no Sistema, buscando maior clareza e eficiência em suas operacionalizações, além das correções dos valores e critérios de cobrança a serem praticados. 

Representante do CP no Programa Mulher, Rosa Maria Barros Tenório (Crea-AL)

Já a presidente do Crea-AL, eng. civ. Rosa Maria Barros Tenório, será a representante do CP no Programa Mulher, que desde a sua concepção, em 2018, representa um grande marco no processo de consolidação da política de Equidade de Gênero do Sistema. Em 2019, apenas 12% de mulheres compunham o plenário dos 27 Creas. Com o resultado das eleições de 2020, esse percentual subiu para 14%. Esse aumento da participação feminina vai ao encontro, ou até já seja reflexo do Programa Mulher lançado em 2019, que tem como objetivo fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe e Conselhos Regionais, que atualmente representam cerca de 200 mil profissionais inscritas no Sistema.

Nas missões internacionais, o presidente do Crea-RJ, eng. eletric. e de seg. trab. Luiz Antônio Cosenza, vai integrar a comitiva do Sistema Confea/Crea para participar da Cúpula Mundial de Engenharia (WES 2022), que será realizada em San José, na Costa Rica, de 4 a 11 de março de 2022. Para a Cimeira Bilateral, entre o Confea e a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), que ainda terá a data definida para o primeiro semestre de 2022, caberá ao presidente do Crea-PI, eng. agr. Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, representar os presidentes de Creas. 

Confira as datas de reuniões do CP:

1ª Reunião Ordinária 15 a 17 de fevereiro de 2022 Brasília - DF
2ª Reunião Ordinária 30 e 31 de março e 1º de abril de 2022 Boa Vista - RR
3ª Reunião Ordinária 1º a 3 de junho de 2022 Gramado - RS
4ª Reunião Ordinária 03 a 05 de agosto de 2022   São Luís - MA
5ª Reunião Ordinária 21 a 23 de setembro de 2022    Aracaju - SE
6ª Reunião Ordinária   30 de novembro, 1º e 2 de dezembro de 2022 Teresina - PI


   
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea