Aprovadas orientações para relatórios de gestão e prestação de contas

Plenária foi conduzida, na parte da manhã, pelo vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit,
Plenária foi conduzida, na parte da manhã, pelo vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit

Brasília, 27 de janeiro de 2023.

A discussão sobre as orientações para os relatórios de gestão e prestação de contas dos regionais marcou a primeira parte da sessão plenária 1.608, realizada na manhã desta sexta (27). Acompanhada pelo presidente do Crea Piauí, eng. agr. Ulisses Filho, coordenador do Colégio de Presidentes; e ainda pelo presidente do Crea-RR, eng. civ. Neovânio Lima, e pelo presidente do Crea-AP, eng. civ. Edson Kuwahara, a plenária, conduzida pelo vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, tratou ainda de temas como representações e patrocínios de locação de estande.

Coordenador da CCSS, eng. agr. Daniel Galafassi
Coordenador da CCSS, eng. agr. Daniel Galafassi


Por deliberação da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), foram aprovadas as orientações básicas para a elaboração do relatório de gestão e a prestação de contas do Confea e dos Creas e a Relação de Dados e Indicadores dos Processos Finalísticos do Sistema Confea/Crea. Foi determinado ainda que os Creas observem as orientações aprovadas e coletem os dados regionais no padrão estabelecido na Relação de Dados e Indicadores dos Processos Finalísticos do Sistema Confea/Crea com objetivo de publicar os dados e indicadores dos processos finalísticos nos respectivos relatórios de gestão e ainda de encaminhar ao Confea os dados regionais dos processos finalísticos coletados até 31 de março de 2023. 

A Superintendência de Estratégia e Gestão (SEG) definirá e apresentará aos Creas até 3 de março de 2023 os procedimentos para encaminhamento ao Confea dos dados regionais dos processos finalísticos do Sistema Confea/Crea referentes ao exercício 2022. A Gerência de Planejamento e Gestão (GPG) deverá ajustar ou atualizar, observadas as contribuições dos Creas, os dados ou os indicadores dos processos finalísticos do Sistema Confea/Crea, a fim de conferir celeridade ao tratamento das informações pelos Creas e pelo Confea.

A analista da Gerência de Planejamento do Confea Prícila Fraga descreve que, após a apresentação dos dados relativos ao exercício de 2021, o Confea realizou um trabalho de esclarecimento junto aos Creas que resultou na redução da quantidade de dados e na sua classificação entre os dados que precisam estar no relatório de gestão e os dados que tratam de desempenho dos processos finalísticos e serão coletados para substituir papeis da auditoria. “A gente reduziu a quantidade de dados solicitados. Em relação aos indicadores, reduzimos de 54 para 42, mantendo um rol de indicadores por processo finalístico”.

Coordenador da Cais, eng. agr. Francisco Lira
Coordenador da Cais, eng. agr. Francisco Lira

Patrocínio e representações
Foi aprovada a participação do Confea em três eventos, por meio de locação de estandes referentes a atividades de patrocínio e promoção: Expofeira Mulher 2023, a ser realizado nos dias 08 a 12 de março de 2023, em Francisco Beltrão-PR, pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná (Sudenge); Semana das Engenharias - 33 anos de APLA, a ser realizado nos dias 22 a 24 de março de 2023, em Santo Antônio da Platina - PR, pela Associação Platinense de Engenharia Arquitetura e Agronomia (APLA); e no III Seminário Sul-americano de Engenharia de Avaliações e Perícias, a ser realizado pela  Associação Catarinense de Engenharia de Avaliações e Perícias nos dias 30 e 31 de março de 2023, em Balneário Camboriú – SC. Todos os patrocínios receberão R$ 30 mil, o valor máximo disponibilizado pelo Setor de Patrocínios e Promoção – Sepat, conforme suas pontuações.

Conselheira federal eng. mec. Michele Costa: representação no Congresso da Copimera
Conselheira federal eng. mec. Michele Costa: representação no Congresso da Copimera


A Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) teve algumas decisões aprovadas. Entre elas, a constituição de missão representativa do Sistema Confea/Crea para participar da 14ª Assembleia Geral do Conselho das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos países de Língua Portuguesa e Castelhana - CECPC-CICPC, a ser realizada nos dias 8 e 9 de março de 2023, em Havana – Cuba; a aprovação da realização do XXIX Congresso Copimera e da XXXIV da Assembleia Geral da Copimera, de 5 a 7 de junho de 2023, em Maceió-AL, e a indicação da conselheira federal eng. mec. Michele Costa como representante para compor o Conselho de Administração da Copimera.

Foi indicada a conselheira federal eng. civ. Carmen Lúcia Petraglia para atuar junto Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC no exercício de 2023. Foi formalizada a candidatura do Confea para o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como Sócio-Mantenedor no triênio 2023-2026. O presidente e o vice-presidente do Confea, respectivamente, eng. civ. Joel Krüger (titular) e o eng. eletric. Evânio Ramos Nicoleit (suplente), foram os indicados do Confea nesta representação.

No período da tarde, foi aprovada representação do eng. ftal. Antônio José Figueiredo Moreira (titular) e do eng. agr. Rodrigo Justus de Brito (suplente) para integrar o Grupo Técnico Operacional (GTTO) responsável pelo acompanhamento do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Confea e Ibama, aprovado pela Decisão PL 1287/2021.

A parceria visa ao compartilhamento de dados para fiscalização da atuação dos profissionais registrados no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos e Subprodutos Florestais (Sinaflor) em todo o Brasil, envolvidos nos processos administrativos afetos à elaboração, apresentação e execução de projetos técnicos para obtenção de Licença Ambiental para Plano de Manejo Florestal Sustentável, bem como autorização de supressão de vegetação para uso alternativo do solo, tanto em áreas de domínio público como de domínio privado.

 

Henrique Nunes e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea