Brasília, 27 de agosto de 2025.
Na manhã desta quarta-feira (27), o plenário do Confea recebeu o secretário nacional de Habitação, Augusto Henrique Alves Rabelo, responsável pelo programa Minha Casa, Minha Vida. A Secretaria de Habitação integra o Ministério das Cidades, comandado pelo ministro Jader Filho.
Durante a participação, o secretário ressaltou a importância de fortalecer o contato institucional para avançar nos temas em discussão. “O Programa Minha Casa, Minha Vida vive hoje seu melhor momento, após ter sido redesenhado e passar por uma recomposição orçamentária. Atualmente, já são 1,7 milhão de unidades habitacionais contratadas, o que representa obras em andamento, geração de empregos e moradia para milhares de famílias”, afirmou.
O secretário também integra o Grupo de Trabalho Desenvolvimento Urbano e Habitação (GT-DUH) do Confea, instituído para pesquisar e propor modelos de projetos habitacionais acessíveis, sustentáveis e eficientes. Durante a plenária, ele anunciou que o Ministério das Cidades criará um grupo de trabalho nos mesmos moldes, com foco em inovação e industrialização, e destacou que o intercâmbio entre as duas iniciativas será altamente produtivo.
Com ampla experiência na área, Rabelo já atuava no assessoramento estratégico do ministério desde 2023 e possui 17 anos de trajetória na Caixa Econômica Federal, onde desempenhou funções-chave em relacionamento com entes públicos e governança corporativa.

O presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, destacou a relevância da presença do Ministério das Cidades nos debates do Conselho. “Agradecemos essa conexão, esta oportunidade de o ministério sair do ministério e estar presente com quem executa a obra, quem precisa ser ouvido. Somos ferramenta para que esse tipo de frente aconteça e beneficie a sociedade”, ressaltou.
GT Confea
O Confea instituiu, por meio da Decisão Plenária PL nº 0948/2025, o GT-DUH, reforçando seu papel como agente articulador de políticas públicas de engenharia. A criação do grupo está em consonância com a Lei nº 11.977/2009, que instituiu o Minha Casa, Minha Vida, e com diretrizes internacionais sobre o direito à moradia digna.
As ações do GT-DUH também estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial nas áreas de inovação, redução das desigualdades, cidades sustentáveis e ação contra mudanças climáticas. Além disso, reforçam a missão do Conselho de promover práticas técnicas baseadas no desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente responsável.
O GT é composto pela conselheira federal Andreia do Socorro Conduru de Souza (coordenadora) e pelos especialistas Augusto Henrique Alves Rabelo, Clausens Roberto de Almeida Duarte, Eduardo Irani Silva e Marciane Prevedello Curvo. O grupo contará com cinco reuniões, incluindo a de instalação, que acontece nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), no Confea. Ao final dos trabalhos, será elaborado relatório conclusivo a ser submetido à Presidência e ao Plenário do Conselho.
Fernanda Pimentel e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Thalita Sousa