Vitória, 8 de outubro de 2025
O Espaço Ilha Conexões na 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) foi palco, nesta terça (7/10), de apresentação sobre as tendências tecnológicas globais em Building Information Modeling (BIM). Encerrando a programação da tarde, o tema da inovação tecnológica esteve presente com a palestra “BIM em Escala: Políticas Públicas e Tendências Globais na Transformação da Engenharia”, ministrada por Leonardo Dias de Santana, responsável pela Plataforma BIMBR e pelo curso Democratizando BIM da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Especialista na disseminação e aplicação do BIM no setor público e privado, Leonardo destacou que a tecnologia representa uma mudança de paradigma na forma de planejar, projetar e executar obras. Ele afirmou que o Brasil tem avançado com políticas nacionais que buscam democratizar o acesso ao BIM e integrá-lo à cadeia produtiva da construção civil.
“Estamos vivendo uma transformação profunda na Engenharia. O BIM não é apenas uma ferramenta de modelagem, mas uma plataforma colaborativa que conecta todas as etapas de um empreendimento, desde o projeto até a operação. É o caminho para uma Engenharia mais eficiente, sustentável e transparente”, explicou Leonardo.
Segundo ele, o desafio atual é levar o BIM à escala nacional, estimulando capacitação profissional, interoperabilidade entre plataformas e integração de dados. Leonardo também destacou tendências globais que incorporam aspectos de sustentabilidade e ciclo de vida das construções, e reforçou o papel das políticas públicas na inovação digital do setor.
Reportagem: Débora Pereira (Crea-PR)
Edição: Beatriz Craveiro (Confea)
Equipe de Comunicação da 80ª Soea
Fotos: Sto Rei e Impacto/Confea