Brasília, 19 de novembro de 2025
"Água escura" é o que, em Tupi, significa Ipixuna, denominação dada pelos indígenas ao rio que passa pelo município de mesmo nome no interior do Amazonas, a 1380 km de Manaus, quase fronteira com o Peru. Com cerca de 30 mil habitantes, a aldeia, como é chamada pelos locais, foi a selecionada para hospedar o episódio inaugural da websérie "O Brasil que o Brasil não conhece", promovida pelo Confea, que foi ao ar nesta segunda-feira (24/11).
Com o título de "cidade com menos banheiros do Brasil", Ipixuna tem 37 banheiros a cada 100 domicílios, o menor índice do país. O critério de escolha de Ipixuna e dos outros quatro municípios que farão parte desta temporada d'"O Brasil que o Brasil não conhece" foi eles estarem entre os piores no ranking do Índice de Progresso Social (IPS). Com uma fotografia extraordinária, o primeiro episódio mostra o problema das enchentes em Ipixuna e o impacto nas palafitas, cujos canos desembocam em córregos - entre outras dificuldades do município.
"Um dos principais problemas da aldeia é a questão de saneamento. Esgoto a céu aberto, geralmente os banheiros aqui desaguam nos igarapés, ou no próprio rio, o que contamina toda a água", explicou o engenheiro André Fernandes, inspetor do Crea-AC. A consequência dessa realidade é muita parasitose, diarréia e desidratação.
"Entra num ciclo que vai além da saúde, por exemplo, a ausência das crianças na escola. Você prejudica o futuro dessa sociedade. É uma condenação de vida pelo simples fato de se nascer em um lugar onde não se tem acesso ao serviço", lamenta o presidente do Confea, Vinicius Marchese. "A falta de engenharia causa um grande dano na vida das pessoas, principalmente na expectativa de vida". A taxa de analfabetismo em Ipixuna é de 18,2% da população acima de 15 anos, nove vezes maior que a de São Paulo.

No documentário, os engenheiros discutem soluções que evitam grandes projetos de infraestrutura, como adaptações de banheiros e caixas d'água. Assista a essa conversa no primeiro episódio de "O Brasil que o Brasil não conhece". Próximos episódios serão sempre lançados às segundas-feiras e visitarão municípios como Japorã (MS), Santa Rosa do Purus (AC) e Cruz do Espírito Santo (PB).
Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea
