
Vitória, 9 de outubro de 2025.
O painel “O Agro é Pop, e a Geologia e Mineração são partes do show” reuniu especialistas para discutir a importância estratégica da geologia e da mineração para o fortalecimento do agronegócio nacional.

O debate aconteceu na tarde desta quarta-feira (8/10), na 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), em Vitória (ES). Entre os palestrantes, o engenheiro de minas Augusto César Gusmão Lima destacou a relevância da mineração para a cadeia produtiva agrícola, ressaltando que insumos minerais são fundamentais para o aumento da produtividade e sustentabilidade no campo.

A professora da Universidade de Brasília (UnB), geol. Suzi Huff, apontou o papel crucial das rochas e dos minerais na fertilidade dos solos brasileiros. Nesse cenário, técnicas como a rochagem e o uso de remineralizadores despontam como soluções promissoras para corrigir deficiências minerais e melhorar a estrutura física do solo.

Encerrando as exposições, o representante da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil, geol. Francisco Valdir Silveira, enfatizou o compromisso do órgão com o desenvolvimento sustentável, a importância do mapeamento geológico para subsidiar políticas públicas voltadas à produção agrícola e à exploração responsável dos recursos minerais.
Assim, o painel reforçou que o sucesso do agronegócio passa pela integração entre tecnologia, ciência, mineração e geologia para o crescimento econômico do país.
Reportagem: Anna Jescika Araújo Lima (Crea-PI)
Edição: Henrique Nunes (Confea)
Equipe de Comunicação da 80ª Soea
Fotos: Sto Rei e Impacto/Confea